Eco Ação
Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.
DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!
Paty poeta??? Eu apoio!! \o/ \o/
ResponderExcluirbjus
Valeu Taty.
ResponderExcluirbjosss
Paty, saudades destes ventos daqui... Sonhos são poemas, são inspirações! Parabéns! Saudade grande! Quero agendar contigo uma trip pra Chapada... Sem brincadeira, precisa sair até o fim do ano. Vou te ligar pra gente começar a armar a estratégia, rsrs
ResponderExcluirBjs mil!
Salve Salerosa Orquídea do Japi,
ResponderExcluirLindo poema, bárbara inspiração. Bom demais passar aqui para respirar ares de vida verde feliz e luminosa, descanso para o corpo e para a alma.
Saudades de você!
Bjs das geraes
Oiee Pri, Amiga! Tô dentrasso, já te falei! Sonho em conhecer aquele canto.
ResponderExcluirCom vc será um brinde a mais.
Beijos e mais abraços
Vamos combinar.
P
Ola Kerida, Kirian!
ResponderExcluirQue bom receber viber, ares e palavras das Gerais ai, verde e morros de mares...
Saudades sua tb!
As inspirações, pura pirações de sonhos que compartilharmos!
bjos em seu coração
P