Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




14 setembro 2010

Inspirações na Mantiqueira

Decoupage d’Alma,
Estampa poesias,
Poesia pura ecologia,
Soltura silvestre,
Ocitocina.

Sou tua,
Alento,
Contento,
Neuro(transmissor).

Soul urra,
Etologia,
Dicotomia.

A essa altura,
Homeostase.


6 comentários:

  1. Uau Paty! É autoria sua?
    Gostei! \o/ \o/

    ResponderExcluir
  2. Oh Taty, eh de minha cabecinha-autoria sim!

    As belas e exuberantes montanhas têm me inspirado!!

    bjos

    Ahh, desculpe, vi seu @ e ainda não consegui responder.

    Paty

    ResponderExcluir
  3. toc...toc..toc...hum a porta está aberta!!!
    P a r a b é n s!!!!! Que poesia linda Paty...Conheço um pouco da serra da Mantiqueira (que, aliás, continua de portas abertas para receber você viu!!!). Sei o quanto essas paragens pode nos inspirar.
    Estou (vindo morar com o marido) acho que agora estou mais perto e gostaria muito de fazer aquele passeio com você para conhecer a Serra do Japy.
    Beijos e abraços cheio de saudades.

    ResponderExcluir
  4. Paty, que maravilha... além de poesia isto é um verdadeiro êxtase biológico!
    Estar vivo, buscar a homeostase, e no entanto flutuar nas variações que a natureza nos proporciona... super dez :)
    Obrigada pelas palavras de carinho lá no meu blog, e mesmo com a correria toda ainda quero te convidar pra quando tiver um tempinho visitar um outro sítio em parceria: aqui!
    Beijos linda.

    ResponderExcluir
  5. Ohh Querida Santinha! Será um grande prazer, qdo vc quiser, basta me ligar ou mandar uma msg! Estou esperando para por o papo em dia e matar a saudades.

    Que bom q vcs estão bem! Fico feliz!

    Beijo Grande
    Paty

    ResponderExcluir
  6. Mê do céu, extase é a definição mais cabal e completa da inebriante fonte de inspiração.

    Vou conhecer sim, vindo de vc, só pode ser de primeira, high poetry!!

    Obrigada pela sua vinda aqui, gosto mto de suas visitas.

    Beijos

    Paty

    ResponderExcluir