Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




01 setembro 2009

Sensação / Termorregulação

O sol voltou a raiar e a temperatura subir, o céu tece azul em seu infinito e o ar seco predomina a atmosfera.

Esses dias têm sido assim, e as noites, abrilhantadas com a lua que em seu ciclo cresce, observem!

O nosso Japi é a zona de conforto da city, que arrebate temperaturas bruscas e efervescentes, pairadas neste árido ar.

Sua umidade natural e in loco refresca a sensação térmica de verão fora de época.

Visitar o Japi em busca destas impressões é pura emoção e a garantia de revelações.

Ao caminhar antenada aos leitos das trilhas e desfrutar do conforto térmico, percebo que esta estratégia: refugiar-se no ambiente ameno, é bastante costumeira da fauna.


Os insetos, e os animais em geral de sangue frio, em dias mais frios ou em locais frios, procuram a “zona de conforto”, locais com clareira, onde as manchas de sol e o calor os acalentam.


Esta exposição proposital ao astro sol, aquece-os, regulando a temperatura corporal.

Biologicamente esta regularização da temperatura corporal é um sistema conhecido como TERMORREGULAÇÃO, onde a manutenção térmica interna é bem vinda para ativar as atividades: vôos rasantes, caça sucedida, fuga veloz e todas as outras que compõem as estórias de interação da fauna e flora, verde e água.

E Nós, de sangue quente, latinos americanos, afugentamo-nos à sombra e água fresca da interação Serra e Paz, termorregulando nossa temperatura. Quando impossibilitados desta ida, transpiramos, perdendo o calor que nos consome.

8 comentários:

  1. Boa noite, Patrícia,

    Posso colocar o link de seu blog no do Voto Consciente?
    Temos uma lista de bloguesjundiaienses ali!

    Um abraço,
    henrique

    ResponderExcluir
  2. Ola, Henrique, bom dia!

    Pode sim, ficarei honrada.

    Um Ecoabraço

    ResponderExcluir
  3. Paty, que aula mais gostosa de acompanhar! Além de entender melhor as artimanhas da nossa Japi, ainda podemos ver bem de pertinho estas demonstrações naturais pelas suas lentes sempre atentas e preocupadas com o ambiente frágil e ameaçado. Ontem e hoje presenciei queimadas em pastagens próximas à serra e fiquei lembrando ainda mais de você... Que desgosto não é?
    Não consigo entender como ainda existem "pessoas" com a capacidade de atear fogo onde quer que seja!
    Fica aqui meu apoio incondicional a sua bandeira!
    Ecobeijos!

    ResponderExcluir
  4. Pri, nem me fale, com este inverno atípico - chuvoso, achei que a época de seca, seria mais suave, mas esses dias, com a baixa umidade, é complicado e todos estão em alerta. Ops, todos??? Nem sei quem são, acho que uns 12 valentes guardas municipais que fazem parte do agrupamento florestal do Japi. É mole?? 12! O Japi extenso e sem uma brigada de incêndio!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  5. E ainda, temos que contar com ações de inescrupulosos que ateam fogo! Triste e lamentável!!

    Ecobeijos, amiga Pri.

    ResponderExcluir
  6. Orquídea do Japi, passei para descansar neste blog lindo e querido. Volto depois para comentar, estes tempos não estão muito legais! Beijos e beijos linda menina, seja feliz!

    ResponderExcluir
  7. Salve salve Salerosa,

    Relendo este post magnifico, resolvi trancrever
    tres paragrafos do capitulo -O Ar que Circula- o livro "Cancao da Natureza" que acho muito importantes:

    " O ar e um benfeitor que se movimenta permanentemente em torno da Terra, por leis que regulam a vida. Ele e vida, vida que amplia condicoes de entendimento; ele a tudo serve na face da Terra.
    Os raios solares que descem ao planeta em missao especial de alimentar todas as coisas e todos os seres atingem o colchao de ar, que ampara e alimenta a humanidade, enriquecendo-o com a forca divina, em divina tarefa de sublimar todos os elementos de vida na natureza.
    Se o ozonio filtra os raios solares e cosmicos para que cheguem aos homens mais brandos, o ar tambem o faz, desenvolvendo uma quimica maravilhosa nos elementos de vida, para que a vida resplandeca em profusao, rastreando o solo e enriquecendo a Terra, na sua multiplicacao do pao de cada dia."

    Magnifica vida, magnifica acao natural. Sou eternamente grata por tudo isto que esta ao nossoa dispor. Bjs nossos, linda Orquidea do Japi.

    ResponderExcluir
  8. Ola Kyria, desejo que estejas bem! E se serve de consolo, tudo passa... bons ventos sempre somprarão para seres que contempla as forças e proezas da natureza.

    Obrigada pelo carinho, sinto-o fortemente aqui e retribu-o com intensa energia.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir