Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




28 fevereiro 2010

A história se repete, cenas de horrores!

Não é a primeira vez que componho texto sobre o tema, mas com toda certeza, desejo que seja a última, a final: o erro se repete, a ignorância impera, o descontentamento culmina, faltando potenciais ações de aprendiz.

Em uma cidade (Jundyork), com um patrimônio ambiental de excepcional e imensurável valor (Serra do Japi), utilizado como ícone ambiental (marketing verde) a gestão pública, no mínimo, deveria investir inteligência e alguns recursos (financeiros, humanos e materiais), para o trato, cuidado e manutenções das estradas parques e demais vicinais no Japi.

Acontece que as manutenções têm ser tornado vilões e monstros, pois a ausência de inteligência é notória em cada procedimento feito para este objetivo.



Talvez, o objetivo esteja difuso ou a conotação dada ao significado real da palavra, têm tido interpretações errôneas e distorções.

Mas vamos lá...o significado da palavra manutenção: “manter, gerenciar, conservar”!

Assim sendo, todos os procedimentos, bem como as efetivas ações para o feito, deveriam destacar este sentido e não o sentimento de destruição, impacto e crime ambiental, encravados nos leitos das estradas, vertendo sangue-seiva das feridas vivas das bordas das matas.

A repetição de tais ações, não é por ausência de material informativo, técnico que contenha procedimentos, pois o Plano de Manejo da Reserva Biológica, ensina, preconiza e recomenda como devem ser tais feitos.

Não é por indiferença de profissionais capazes que atuam no território da Serra do Japi, pois inúmeras vezes contatos foram feitos para auxiliar tais feitos.

Também não é por carência de recursos (FINANCEIROS, humanos e materiais), pois Jundyork no ranking nacional do PIB (Produto Interno Bruto) é o vigésimo quinto (25º), décima primeira (11ª) economia.

Concluo que então, todo este imbróglio seja por privação de inteligência e negligência com a Gestão Pública do Bem Comum.

Triste constatação, lamentável administração, que não encara com seriedade os conselhos públicos, os munícipes sem interesses que dispõem de tempo para dedicar-se a participar das questões com um único e primordial propósito, transformação continua, constante, dentro dos conformes da sustentabilidade.

E enquanto aqui escrevo, ali role reuniões, acolá decisões, que subam as máquinas, no mais alto topo e infinque a bandeira da ignorância, arrogância e altivez dos mandos e desmandos desmantelados dos responsáveis das tomadas de decisões de assuntos relevantes, tratados com irreverência.

E os sensíveis que se comovem com a dor das vidas verdes, se acheguem para a corrente do bem, da teia da vida, assim como em Pandora, lutemos pelo AVATAR.


4 comentários:

  1. Paty, parece mentira que isso ainda aconteça diante dos olhos de quem quer que seja... "Fecharam" a Serra para a população (que também impacta) e abriram as cancelas para a falta de vergonha e irresponsabilidade... Muito triste mesmo, a erosão é um processo devastador para este ambiente tão delicado. Você e tantos outros guias credenciados pela Prefeitura devem estar cansados de presenciar e denunciar estes atos, mas nada é realmente encarado a sério! O que mais precisamos fazer amiga, por favor me ajude a entender também!!!
    Lembra do condomínio que estava embargado aqui perto de casa, pois então, um terreno bem próximo começou a ser desmatado (primeiro foi queimado e depois capinado) e com certeza, questão de tempo, mais um empreendimento deve ser anunciado por estas bandas... Crescimento inevitável que também poderia ser consciente!
    Sem palavras...
    Conte comigo amiga, estarei contigo na luta pelo Avatar!
    Ecobeijos!
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Essa inoperância é fruto da falta de interesse, me parece, que sempre anda do lado oposto das pessoas que verdadeiramente defendem esse patrimônio. Aí se cria o conflito, já que o olhar de quem gerencia enxerga, na prática, outra realidade. Bjos e boa semana!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Pri!!

    Sei q posso contar com vcs ai!!
    Realmente parece piada! Daquelas bem sem graça...
    e sem explicação.

    O Conselho da Serra tomou conhecimento, outros tb, talvez terá denúncias.

    Mais que denúnicas, é necessário renúncias com porções de vergonha e responsabilidade, como vc diz.

    Valeu amiga, nos falamos.

    Beijo Grande
    Paty

    ResponderExcluir
  4. É bem isso mesmo André, lados opostos!!

    Boa semana pra ti, valeu!

    Beijo Grande
    Paty

    ResponderExcluir