Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




27 maio 2009

Mata Atlântica


Abrigo de um patrimônio natural único e peculiar, a Serra do Japi resguarda remanescentes de Mata Atlântica, resquício do bioma mais devastado do país, que possui a mais rica biodiversidade do mundo.

Este bioma florestal, quase dizimado, hoje está sendo homenageada pela sua grande importância ecológica.

Tendo amparo legal através de um protocolo específico, que foi muito discutido na esfera federal, ainda em tinta fresca, ampara a lei federal nº 11.428/2006.

Este aparato é o decreto federal nº 6660/08, que finalmente consolida a proteção das florestas com a insurgência característica deste importante bioma.

Mais um motivo inspirador para preservação do Nosso Japi, a fábula viva, relictos deste importante bioma, que resguarda riqueza e abriga abundantes vidas, nas mais variadas formas, regando poesia nas mais simples estórias.

Salve o Japi!

12 comentários:

  1. Salve o Japi, e toda a fauna brasileiro!

    ResponderExcluir
  2. Paty, nossa Japi, vizinha de nossas casas e colírio para os olhos, merece muito destaque nesta data, como bem lembrou. Fico um pouco aflita ao saber que novos empreendimentos e muitos já existentes ameaçem tanto seu equilíbrio, matas e fauna.
    Salve o Japi!
    Um grande beijo da amiga Pri Forest!

    ResponderExcluir
  3. Ola SET!

    SALVE! SALVE!!!

    Obrigada.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  4. Oie Pri Forest!

    Amiga nem me fale, esta Gestão Pública pífia de nossa cidade, que fomenta um crescimento desordenado e glamuroso, ofusca ainda mais os sonolentos e nós, atentas e sensivéis, ambientalistas de coração, sofremos antecipadamente, por deduzir as provavéis previsões.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  5. SALVE o JAPI, salve o Brasil, salve o planeta. Estranho este bicho humano que não consegue abrir seus olhos para enxergar Deus se manifestando em tudo que há de belo.
    Como não perceber um céu azul, a floresta aconchegando vidas, criando conforto e bem estar para todos os seres? Como não querer o bem viver? Alguém por favor me explica como pode um povo desconsiderar a vida? Como pode um povo usar e abusar do bem de todos? Como pode um povo aniquilar o que Jesus nos entregou como empréstimo? Como devolver aos Céus notícias vergonhosas das matanças que se apresentam?
    E a ciência continua a prolongar a vida mas nada conseguiria, se tentasse, curar a doença espiritual que está avançando cada vez mais rápido e atingindo corpos cada vez mais jovens.
    Bela menina, por isto mesmo haverá sempre de existir pessoas como você, a Pri e outros tantos que, cantam, choram, clamam ou mesmo berram pela flora, pela fauna e por todos nós.
    Parabéns bela jovem, daquí onde estou escuto os ecos vindos do Japi. Hoje, com lágrimas nos olhos, me despeço carinhosamente

    ResponderExcluir
  6. Oi Moça, Feiticeira da Mata!!

    "Se vc passar daquela porta,
    vc vai ver como é que são as coisas,
    Sei que o mundo pesa muitos quilos,
    Não me leve a mau,
    Se eu ti pedi para cortar os grilos,
    Largar os grilos,
    Ai, vc vai se convencer,
    Que se o mundo pesa,
    Não vai ser de reza,
    Que vc vai viver,
    Descanse um pouco,
    Amanheça aqui comigo,
    Sou seu amigo,
    E vc vai ver!"

    Beijos, beijos.

    Evandro

    ResponderExcluir
  7. Ola Evandro!!

    Acho lindo este som!

    Obrigada!

    bjos

    ResponderExcluir
  8. Kyria Kerida!

    Minhas células se manifestaram ao ler suas palavras.
    Fiquei arrepiada!
    Fiquei Feliz!
    Que bom que neste mundão de Ai Meu DEUS, temos pessoas com espiritos curiosos e de almas lavadas, que se sensibilizam com a vida.

    Um grande beijos ecoado ai nos Mares de Morros de Minas.

    Paty

    ResponderExcluir
  9. Oi minha querida
    Quando vejo os seus post me lembro tanto que a mamãe dizia. Ela e meus tios usavam o Rio Tiête (aqui perto do clube Tiête mesmo), para tamarem banho no rio. Hoje é quase impossível imaginar que esse mesmo Rio continua aqui e morto.
    Imagine São Paulo, com sua quedas d'água, morros e vales e com a mata intocada!
    Salve Salve o Planeta!
    beijos
    saudades

    ResponderExcluir
  10. Patrícia, tem um selo violeta para ecos do japi, no esseemeujeito, passa lá, bjs

    ResponderExcluir
  11. Ola Santinha! O rio Tietê é lindo de mais! Na estrada Parque de Cabreúva - Itu, qdo percorro fico lamentando o óbito desse preciso Rio, a vegetação ainda está lá e pasme, têm algumas aves que não abandonam o Rio.

    Salve todas as formas de vidas!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  12. Ecosaudações Kyria, passo lá sim, com imenso prazer!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir