Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




10 maio 2009

Mãe! Obrigada!

A Serra do Japi concedeu hoje este espaço... e minha Mãe mais que merece!


Mãe!

Não recordo-me do seu primeiro toque, mas imagino o aconchego que inflou meu Ser, quando ao nascer, fui embrenhada em seus braços e colo – pura emoção!!! Hoje, reconheço-os como recôndito da minha alma.

Fico emaranhando estas imagen(ação)s, devaneando a menina Maria e suas fases, até confluir à maternidade, onde passo a compartilhar sua vida e você compartilhar a minha.

Maria, minha Mãe, cuja dona de um nome forte e impetuoso, é mais conhecida como Lurdes, ou vulgo Lú. É também conhecida pela generosidade de seu coração, sua sensatez de cidadã, sua alegria amistosa, simplicidade para os de casa e bons amigos, sua garra como mulher e sua afetividade como Mãe para seus filhos – Patrícia, Sandro e Juliana, Avó para seus netos – Rauan e Raine e Esposa para seu marido, meu Pai – Ademir.

Não me canso de entranhar na incursão de nossas estórias, voo conjuntamente com suas narrações e consigo consolidar projeções e cenários, fomentando uma referência. Este mix (contos, sonhos, frustrações, esperança junto com suas virtudes e exemplos de fé, alto domínio, amor, brandura, disciplina, benevolência) origina uma poção que contempla mais que meus sentidos. Vou além deles e fui além, edificando meu Ser, graças a você Mãe, que no intento mais nobre dessa palavra “MÃE” desenvolveu e envolveu sua prole na missão honrosa da vida.

Seguindo nossos caminhos, filhos saindo de casa e construindo suas histórias, os sentidos de ver, ouvir, sentir o aroma no ar, apreciar o bom paladar, o contato tenro do abraço e dos inúmeros beijos, sua beijoqueira, diminui em quantidade, mas proporcionalmente aumentou em qualidade. Por isso, nossos encontros são energicamente acalorados sempre.

Mas as lembranças, ahhh, estas ficam mais do que registradas em memórias, são tatuadas em nossos corações e juntando as estrofes das nossas vidas, relembro você, minha Mãe, ensinando a cultivar flores em nossos jardins e a dizer palavras coloridas e doces em nossos dias.

Acho que inconscientemente, ou conscientemente, despertei o amor que alimento em meu coração pela Serra do Japi, meio ambiente, a vida em todas as suas formas e diversidade, inspirando-me em você e no trato - cuidado carinhoso que você tem pelo seu jardim, suas vidas verdes, plantas e flores. Seu jeitinho espontâneo, cordial e natural de apreciá-las, me entusiasmou e contagiou.

Com o brio do orgulho, agradeço você pela dor do parto, aleitamento, cuidados, carinho cativante de amor e benevolência, afago, conselhos e disciplina (os puxões de orelhas e cintadas), colos, as delícias culinárias, suas ligações, suas visitas, seus presentes em diversas situações e formatos, enfim, por ser, preencher e dedicar-se profundamente (intimamente) como minha MÃE.

Amamos você eternamente

11 comentários:

  1. Paty, muito lindo e profundo o que você escreveu aqui, aliás, como tudo o que posta neste espaço. Eu, na condição de mãe (projeto) e filha, fiquei emocionada com cada palavra! Fiquei imaginando a alegria e orgulho de sua mãe, ao ler esta homenagem. É o sonho de qualquer mãe, ver que sua missão de mãe foi muito além do gestar e criar. Confesso que nestes primeiros anos de vida da Luiza, sempre fico pensando em como ela deverá ser e pensar um dia. Não importa muito isso, mas se puder sentir um dia o que você disse para sua mãe aqui, será o dia mais feliz da minha vida!
    Que Deus continue unindo e abençoando sua família e a mãe que já existe dentro de você!

    ResponderExcluir
  2. Ola amiga Pri! Obrigada! Fiquei emocionado com seu coment.

    Tenha certeza, vc receberá muitas homenagens de sua princesinha.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  3. que coisa mais linda e comovente!
    e que belas vocês são!
    seu carinho certamente é o espelho do carinho dela para com você... esse aconchego é mais que sagrado, é o útero infinito a quem podemos recorrer, até mesmo na ausência (como é o meu caso).
    Parabéns pelo texto, Patrícia!
    Ecologia da alma também é necessária =)
    beijos

    ResponderExcluir
  4. Ola Querida Mê!

    Fico honrada com sua visita e msg! Vc acertou em cheio, recebi muito carinho de minha Mãe e agora, tento retribuir-lhes em dosagem menor e constante. Só uma poeta q nem vc para descrever esse aconchego...útero infinito, sagrado recôndito.

    Ecologia da alma, amalgar, amar! INCONDICIONALMENTE.

    Ecobeijos minha querida amiga - Mê.

    ResponderExcluir
  5. Patrícia, passo pra deixar as minhas consideracões de estima, a esta guerreira chamada Lú, a quem muito respeito e admiro.
    Sou muito grato pelos bons momentos em que estivémos juntos, esta homenagem é mais do que merecida.
    abs!

    ResponderExcluir
  6. Não somemte belos são seus sentimentos e palavras..
    Nem somente suas palavras e sentimentos são belos...
    São muito mais...
    ELOS Eternos de um belo amar!

    Ecoabçs

    ResponderExcluir
  7. Ola Bambusumido!!!

    Obrigada pela visita e pela msg. Elos eternos e tenro.
    Linda poesia que somente, tão somente, são sentimentos!

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  8. Oi amiguinha
    Que saudades!! Fiquei muito emocionada com o post para a Dona Lú viu!!
    Foi muito gostoso e querido suas palavras. Se fosse a Lú ia babar - aposto que ela ficou toda cheia!
    Aos poucos vou tentando colocar a visita em dia.
    Beijos no seu coração

    ResponderExcluir
  9. Oiee Santinha, Saudades tb!

    Este post me emociona tb, foi extraido do mais intimo do intimo.

    E minha Mãe amou, ela com seu carinho, beijos e amor retribuiu na hora.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  10. De fato , sua Mãe, a Lú é uma pessoa maravilhosa, a qual sinto orgulho de te-la como amiga em um periodo crítico na vida de qualquer um! a adolescencia! sempre preocupada com a família e amigos queridos! Ela certamente estará em um lugar especial em meu coração! Bjs, para vc Lurdes, que apesar de fazer já algum tempo que não nos vemos, com certeza continua sendo a grande mulher que conheci! E a você Paty, seu sucesso profissional reflete tua garra e vocaçao para o bem, parabéns! Renato Spirlandelli.

    ResponderExcluir
  11. Ola, Renato, qto tempo!!! Aborrecência, como diria minha Mãe, saudades desta epóca boa!!
    Desejo q estejas bem!!
    A Lú continua intensamente amiga e carinhosa como sempre!!
    Mandarei e darei tb beijos nela!
    Valeu pela visita e pelo carinho, apareça qdo quiser.
    Beijos à vc e a família.
    Paty

    ResponderExcluir