Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




07 março 2013

Figuras Femininas


Hoje, é mais evidente o nectário liberado na atmosfera; fragrâncias Mulher!
Paira sobre o ar, uma coloração tom primário: vermelho; derivação cor-de-rosa choque, mas sem exceção, furta-cor.
E em formatação científica-metafórica, oferenda de Feminino pra Mulher, eis magnoliófitas com crescimento monopodial, brotando racemos, cujas brácteas corpulentas envolvem inflorescência; sépalas no verticilo mais externo, com pétalas desabrochando em cálice, antese.
Agora, em linguagem coloquial, regalo de Serra do Japi pra Mulheres: orquídeas com crescimento vertical, florescendo em cachos, cujas folhas protegem flor; folíolos na estrutura reprodutiva externa, com as pétalas formando conjunto de botões que ofertam néctar.
Mulheres! Meninas! O Japi presenteia-nos com 125 espécies de orquídeas em seu território, as quais 44 são pouco comuns, 24 são raras e 18, muito raras.
Estas informações estão em um dos capítulos do livro Novos Olhares, Novos Saberes sobre a Serra do Japi: Ecos de sua Biodiversidade, do autor Dr. Emerson R. Pansarin.
Neste capítulo, minuciosamente é narrado a delicadeza e volúpia dessas flores.
A sutileza do formato, do crescimento, da reprodução, do florir com o atrevimento do processo reprodutivo e seus polinizadores, romantizam mais esta planta, símbolo do exótico; no sentido de suas extremas belezas e extravagâncias, mas totalmente nativas de origem neotropical.
“Na construção floral das orquídeas há variação em detalhes estruturais, na forma e tamanho dos componentes básicos, levando ao surgimento de estruturas muito complexa. Os grãos de pólen, chamados de polínia são extremidades adesivas que fixam o polinizador, formando o polinário. O ovário das orquídeas é ínfero (situa-se abaixo do ponto de inserção das pétalas e sépalas) e pode produzir até centenas de milhares de óvulos, formando um embrião, desenvolvendo a semente e uma camada unicelular. Um único fruto da orquídea pode conter centenas de milhares de sementes que são leves e dispersas pelo vento, caindo em locais apropriados, onde ocorre a endomicorriza (associação simbiótica entre uma espécie de fungo e a semente da orquídea), o embrião é nutrido com carboidratos e minerais”.
Qualquer semelhança na história, não é mera coincidência, é próprio do feminino; colher, acolher e desabrochar, originando vidas.
E transbordando aromas, cores e sabores a todas as Mulheres de Minha Vida; a todas as Mulheres Ativistas; a todas as Mulheres Mulher, tomo em um jardim figurado a figura de uma espécie de orquídea encontrada muito raramente na Serra do Japi, a Ionopsis utricularioides, e a dedico.
 

E em retribuição a aquela que nos contempla com flores exuberantes, convido nós Mulheres, Mães, Filhas, Amigas, a propagarmos a importância de preservar este orquidário natural, que conjuntamente conosco, é referendada hoje, por completar 30 anos, o primeiro ato legal de preservação -- tombamento de um polígono perimetral, que através de estudos do saudoso e genial Dr. Aziz Nacib Ab’Saber, induziu a inalar a fragrância do floral, do amadeirado, do aquático, do efêmero e atemporal das vidas que ali exalam pulsar.
Parabéns a figura feminina que a Serra do Japi representa através de sua silhueta acolhedora de todas as formas de vida.
Parabéns a nós mulheres por mantermo-nos em pé, diante das montanhas...

2 comentários:

  1. Lindo, lindo,lindo!!! Mil vezes lindo, vc tem o dom de passar os sentimentos em palavras.

    Minha querida parabéns pelo nosso dia e pelo Livro que ficou maravilhosoooooo.

    Bjão minha maninha do coração!!!

    Te amo!

    Ju, Sandro, Rauan e Raine.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto Paty, parabéns e obrigado! Neste Dia Internacional da Mulher, podemos homenagiar a Gigante Mulher, que deitada nos protege junto a muitas espécies animais, vegetais e mais... Parabéns oh Sra Serra do Japi, sempre imponente, pelos seus 30 anos de Tombamento, à defender o Meio Ambiente.
    Beijão e abraço.

    ResponderExcluir