Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




20 fevereiro 2010

Rauan

Parece ontem, ainda que seja hoje, mas já se passaram cinco anos. Divinamente fomos presenteados com Ele em nossas vidas!

A notícia de sua concepção soou como címbalo aos nossos ouvidos, a felicidade transbordou em nossos corações e a ansiedade tomou conta de nossas imaginações.

Por nove meses, as sensações foram diversas e tendenciosas de amor, expectativa do grande dia de recebê-lo neste mundão.

Lembro-me até hoje deste dia, que irradiou a nova fonte de Luz, a nova geração a caminho do saber e do ensinar.

Em um entardecer de domingo, em dores de parto e doses de ímpeto, nasce meu Amado, Primogênito, Sobrinho – Rauan.

Vê-lo pela primeira vez foi e ainda é, mesmo que em lembranças, emocionante! Aquele Serzinho, Bebezinho, Filhinho, o novo começo de uma nova era, de uma nova vida, embrenhado em meus braços, carecendo de cuidados e afagos.

Aliás, vê-lo a cada dia, diferente e pulsando vida é pura emoção e adrenalina.

A “miscigenação” que originou o nome impetuoso: Rauan; é também a origem da genealogia deste menino prodígio, afoito, sagaz e genial.

Desde bebê, a Tia babona, suspeitíssima, admira e acompanha a capacidade de aprendizagem e raciocínio que em constante progressão, evolui neste menino.

E assim foi, fase a fase, completando ciclos; os sorrisos, o chorinho, as cólicas, o engatinhar, os beijinhos, os tchauzinhos, os primeiros passos, os tombos, os dentinhos doloridos, os gestos, as primeiras palavras, a primeira frase, o primeiro chamado: Tia Paty!

Hoje, em seu dia natalício, completando seu quinto ano, ainda tenho que aprumar a linguagem da expressão dos meus sentimentos, mas sinto que seu sentir, sente a intensidade de todas as sensações que juntos e em família vivemos.

Nova geração, nova percepção, a evolução em evidência, este é o retrato falado do menino que já teve cachos dourados, e que ainda continua dourando nossos dias e, que têm em seu DNA, traços de virtudes: extrovertido, extravagante, inteligente, engraçado, carinhoso, afável, amoroso, e de gênio: teimoso (genes de sua tia).

Em prosas e versos, quero registrar meu amor incondicional e materno e conclamar “parabéns” por estes anos e muitos, muitos outros que estão por vir ao meu Menino; Rauan.



“Menino d’ouro,

Reluz, meu tesouro,

Cabelos dourados,

Sorriso largo,

Traços paternos,

Carinhoso, amoroso,

Laços maternos,

Gana de vida,

Brincriança sorri,

Fonte da alegria,

Contagia aprendiz,

Precioso este SER,

Que ao nascer,

Feliz concede,

Alegria e esperança,

Viva, Vida, Rauan!

Repito seu jargão:

Beijo, te amo e boa sorte!

Acresço: saúde, sucesso e infinitamente amor”

4 comentários:

  1. Tia Paty
    Que BELo Amar!!!
    continue teimando em amar escrevendo!
    Felicidades Rauan!!!
    Abrazos

    ResponderExcluir
  2. Ola, Bambukerido!!

    A Tia aqui, continua rasurando e amando!

    Beijos
    Paty
    Abraços
    Rauan

    ResponderExcluir
  3. Ai Tia Paty que emocionante suas palavras...não sabia que era assim tão babona. Deve ser lindão. O pai e a tia eu conheço e são lindos...
    Parabéns para o Rauan que ele seja muito feliz, sempre saudavel e amado! Parabéns para ele viu!
    Ta faltando priminhos heim tia!
    bjk saudades

    ResponderExcluir
  4. Ola Santinha!! Sou babona mesmo, é que recebo tanto amor e carinho dele..., dificil controlar as emoções...e são tantas!!!

    Obrigada, o Rauan manda beijos e abraços tb!

    Ahh... os priminhos, quem sabe um dia neh!!!

    bjão.
    Paty

    ResponderExcluir