Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




02 maio 2009

O outono do Japi

O verão se foi, e com ele as quentes temperaturas que irradiam a proximidade do Astro Sol.
Agora, nova fase, outra estação, novo ciclo. O Outono, que espia o céu mais azul que antes.
Permito-me a apreciar este cenário no Japi, um belo dia, um pouco mais frio, mas energicamente fascinante e inspirador, com o azul celestial tonificando, blues!

Tangendo pensamentos juntamente com o tempo, que conflui para o solcístio, desperto sensações que resgatam o “equinócio”, luz sempre nos caminhos em iguais proporções, mesmo com os dias mais escuros, visitas noturnas mais longas, pois mesmo no solcístio, as estrelas abrilhantam o céu, as estações e o tempo.
Nessa estação a natureza começa poupar seus esforços, já sentem a pequena distância do Sol, a míngua do dia, sinais de redução energética e adaptação a novas circunstâncias.
No Japi, nosso conjunto florístico denominado como Floresta Mesófila Semidecídua, tem por característica: vegetação de porte médio a alto, com dossel fechado e subosque denso, uma transição de florestas litorâneas com o cerrado.
É nessa época que o Japi faz jus a sua nomenclatura “MESÓFILA SEMIDECÍDUA”, e contribui acentuadamente para a dinâmica da floresta, pois seus indivíduos necessitando poupar nutrientes, retira-os das folhas, concentrando-os no caule, assim as folhas ressecam e caem, sendo depositadas no solo (serrapilheira) e decompostas por fungos e bactérias, retornando como nutrientes. A perfeita reciclagem natural da matéria orgânica.
Outono, estação que demarca a decadência e que nutre a colheita, pois é época de preparação para a próxima fria e hibernante estação, o inverno.
As belas habitantes da nossa preciosa Serra do Japi estão iniciando este ciclo, desprendendo-se parcialmente ou integralmente de suas folhas, folhas que já não fazem sentindo adornar seus ramos, mas que alimentarão o solo.
A sábia experimentação que veicula percepções é que as árvores armazenam somente o necessário, suficiente para mais uma passagem em suas vidas.

Outono, simplesmente Outono!

19 comentários:

  1. Que bacana o meu será o primeiro comentario!!!

    Sabe é essa é a época do ano em que o céu esta realmente deslumbrante coincidente mente tbm o mês do meu aniversário!!rsrsrsrs. O que me deixa mais impressionado e a maneira com que a natureza se restaura se sustenta tudo em um ciclo de simplicidade, equilibro e pacientemente perfeito!! Mais sábios e felizes seriamos se a gente seguisse o exemplo da natureza para entender melhor as fazes que passamos em nossa vida e assim como ela se reestruturar e se renovar a casa ano sempre em harmonia com tudo e com todos q estão ao nosso redor!!!

    ps. Vc a cada dia esta mais poética!!!! rsrsrs super beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  2. Ola Marcelo!!! Este tá fresquinho, acabou de sair da caixa cefálica, rsrsrs.

    Legal vc estar prestigiando e ser o primeiro. Obrigada!

    E com toda certeza, a natureza é a sabiência em forma de vida.

    Valeu pela visita. Qto a poesia, o Japi me inspira e eu transpiro para juntar as palavras que descrevem este magnífico canto.

    Ecobeijos!

    ResponderExcluir
  3. Poeticamente você vai descrevendo a mata. Estas fotos dão água nos olhos, de emoção e de prazer em morar neste país coração do mundo. Fico a constatando como Deus é perfeito, como tudo é harmônico e belo, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Ola Kyria, vou tentando e aprendendo descrever o Japi, rascunhando poesias. O Japi por si só facilita esta façanha, q desenvolvo com muita paixão.

    Obrigada pela visita, ao vivo e a cores sensibilizam muito mais. DEUS é maravilhoso!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Paty!!! Realmente somos privilegiadas de poder acompanhar as estações do ano bem próximas desta exuberante floresta, que você descreve com tamanha perfeição. Neste sábado pela manhã você teria algum grupo para me encaixar? A trilha da cachoeira do Trial é aconselhável para levar minha filha de 3 anos? Só não posso a tarde e no domingo, ok?
    Um grande ecobeijo de sua mais nova amiga!

    ResponderExcluir
  6. Oieee Pri! Amiga pra este sábado não tenho nenhuma trilha, mas se vc quiser, podemos marcar, veja ai com seu maridex.

    Obrigada amiga pela visita constante e pela consideração, tb tenho imensa satisfação de conhece-la, mesmo só virtualmente, pois sempre tenho a impressão de conhece-la há tempos.

    Ecobeijos e qq. coisa me liga.

    ResponderExcluir
  7. E a Serra continua sem um brigada de incêndio, como diz Boris "isso é uma vergonha", além da conhecida incompetência do poder político, a responsabilidade maior é da sociedade, que vive como uma hiena, rindo de tudo e atuando pouco para que as coisas mudem, as patotinhas dos "movimentos" de defesa da Serra querem é mesmo concessões do poder público para suprir seus interesses particulares, estão pouco se lixando para a Serra como um todo, e na época da eleicão ainda promovem eventos com os que governam a cidade há 20 anos e para contituir uma simples brigada de incêndio são incapazes, ou será, que querem ver tudo pegando fogo pra instalar novos condomínios de luxo?!Agora vou pingar o meu colirio ciclopégico alucinógeno e depois vou pra minha aula de hipocrisia consciente.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo Blog, Patrícia... Achei as imagens lindas e as informações preciosas!!
    Compactuamos do sonho e estamos juntos pela proteção da Serra.

    Grande abraço,
    Cristiano - conexão Japi-Cabreúva.

    ResponderExcluir
  9. Ola Micuim! Seja bem vindo!

    É muito bom saber que temos uma tchurma pra unir forças e que delineamos um ideal em comum...o Japi.

    Ecoabraços, e apareça sempre.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  10. Seu blog é muito eco e poetico.
    Aqui o friozinho já chegou forte. Jaraguá do sul amanheceu bastante frio. Imagine no planalto serrano,deve estar muiiito frio.
    É outono. Mas é gostoso. O triste mesmo é o forte do inverno. Principalmente para quem não tem agasalhos e dorme ao relento.
    Nós somos muito felizes. Curtimos o frio, enquanto outros sofrem.
    Vim através do blog da fabiana.
    Bjs.
    Sandra
    Ah! vem me visitar, te espero.

    ResponderExcluir
  11. Lembrei, aqui tem Rã bugio, o santuario dos sapos, das e pererecas. è que vi a alaranjadinha ai no seu sidebar.
    Tchau
    Sandra

    ResponderExcluir
  12. Olha acabei de votar em vc. Infelizmente os organizadores do evento ao enviaram a urna eletronica. Fiquem sem que as pessoas, podessem votar em mim. Fiquei muito triste por isso.
    Valeu
    Sandra

    ResponderExcluir
  13. Eu entendo bem o que você falou sobre amar sobrinhos, fui tia bem antes de ser mãe e os meus outros "filhos" também são sublimes. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ola Sandra, seja muito bem vinda no ecoespaço Japi!

    Obrigada pela visita e o coment. Modestamente e mediocremente tento poetizar sobre o Japi, o que por si só, já é a pura poesia renascida e amoldada as vistas, enche os olhos. Este lugar é inspirador!

    Bem lembrado, somos felizes e agracidos neste mundão de ai meu DEUS, por tudo!!!

    Ah, o laranjinho ou amarelinho é o pingo de ouro, é o menor sapinho que temos na região, ele somente é encontrado em áreas de alta altitude no Japi e na Serra da Mantiqueira.

    Ecobeijos e apareça sempre.

    Patrícia.

    ResponderExcluir
  15. Oiee Kyria! O desejo materno é fortemente despertado quando os vejos.

    O Rauan e a Raine são lindos! O menino é prodígio e serelepe e a bebê Raine é só sorrisos.

    Amo-os muito, como se fossem meus.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  16. Boa lembrança, o silencio da mata é o que mais me emociona.
    Obrigada pela visita
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  17. Ola Fabiana!

    É emocionante os sons q ecoam na floresta, e só os atentos conseguem perceber isto, as falas!

    Ecobeijos.

    ResponderExcluir
  18. Para esta tia querida, um beijo especial no dia da tia/mãe, pois não interessa o "apelido" que é dado para o dia, o quê interessa é a intensidade deste amor por estas delícais tão suas.Abração

    ResponderExcluir
  19. Ola Walkyria, querida!

    Obrigada por este beijo especial, q tomo com muita satisfação. Retribu-o com enorme e intenso carinho para vc, q imagino: sensivel, amavel e carinhosa, MAE!

    Ecobeijos e apareça sempre!

    ResponderExcluir