Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




22 abril 2009

Presente da Majestosa Serra do Japi

Esta semana é especial, pelo menos pra mim! Feriado 21, Dia do Planeta 22 e meu aniversário 25.
Tudo em minha vida tem se revelado presentes do presente. Sou imensamente grata pela dádiva da vida que deleito com os meus, em meus caminhos sinuosos e bifurcados.
Transbordando felicidade, compartilho mais uma alegria e exaltação que a Serra do Japi me possibilita a contemplar.
Há tempos flerto uma bela Borboleta, que não é difícil de topar nas trilhas, mas é quase impossível uma pose para um click.
E decida a ter este registro além das lembranças de minha memória, incessantemente persegui-a, para traduzir seu belo modelo em imagem.
Modelo 88, tricolor, branco, preto e vermelho, asas posteriores e asas interiores o ressaltado azul em preto.
Essa irrequieta e arisca borboletava-me sempre em seus vôos panorâmicos e rasantes, aguçando mais minha sede de materializar esse presságio.
E enfim, missão cumprida, eis que fui presenteada mais uma vez e consegui esta proeza.
Feliz insurgente, clamo solenemente: Nossaaaaaaaaaa! Ufffaaa! Obrigada!!!!
Devaneio: entre tantas idas e vindas, caminhos, trilhas, pernadas, paradas e tentativas, a lepidóptera Diaethria clymena (Nymphalidae), conhecida como a borboleta da sorte, mimoseou-me com agouro, mas que isso, lecionou!

13 comentários:

  1. Independente da situação, cruzar com um belo animal desses é sempre magnifico. Suas cores vivas, sua liberdade é algo esplendoroso. Gostaria de ter muitos devaneios como estes!

    ResponderExcluir
  2. Ola SET! é a emoção e outras sensações pulsando, garantidamente!

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  3. Ei moça, que presentão você deixou para nós. Já chamei a filharada e o maridex para admirar a admirável. Sabe, acho que é sorte a nossa que temos olhos para ver e quando isto acontece depois de muitos desfiles provocantes e charmosos a bela pousou parou para posar. Ah! A danada sabe das coisas. Bjos felizes.

    ResponderExcluir
  4. Ola Walkyria, presentasso mesmo. Obrigada pela visita e pelo comentário, outro presente pra mim.
    Apareça sempre que puder, para compartilhar este desfile virtual. Ao vivo e a cores é mais gratificante, te garanto, mas nem sempre é possível. A natureza sabe tudo, sabiência e forma de luz e energia, bjos felizes pra vcs ai.

    Patrícia

    ResponderExcluir
  5. Paty, você faz niver hoje e eu é que ganhei este presente mais do que especial, que fotos!!! Espero que muitos momentos como este se repitam em sua vida, cheia de vida e alegria, gratidão com as coisas que recebes e partilha com o próximo. Tenho certeza que nossos caminhos sempre estarão próximos, seja em pensamentos, amizade virtual e muito em breve com nossa trilha, não pode passar de maio... Estarei tão bem acompanhada que tenho certeza que tanto a 88 quanto tantas outras belezas nos farão "oi", com a satisfação de poder rever quem sempre as admira e resguarda.
    Ecoparabéns por hoje e por sempre!
    Um grande beijo da ecoamiga do Japi, hihihi

    ResponderExcluir
  6. Parabéns pelo seu dia!! que a natureza te presenteie sempre com essas preciosidades!!

    Felicidades

    ResponderExcluir
  7. Oiee Querida Pri, valeu amiga! Obrigada pelo coment sempre tão carinhoso, positivo e amavel e pela visita, gosto de compartilhar com todos, os feitos do Japi, mas com vc é especial esta troca.

    Ecobeijos amiga e vamos nos falando.

    Paty

    ResponderExcluir
  8. Patrícia, sempre utilizamos datas importantes como senhas, pois assim não esquecemos as datas e nem as senhas.rsrss
    Já falamos sobre a sinfonia de pássaros e a aglomeracão de borboletas que ocorreu no dia em que vc nasceu, pois eram as boas vindas que o Japi e toda a suas formas vida, davam a guerreira e fiel escudeira que ali surgia.
    Saúde, paz e muita alegria, tudo que vc merece.Ecoabracos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ola Bambusumido!

    Obrigada, assim tb desejo, receber sempre presentes desta vida loca, desta vida boa.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  10. Ola Sonny Boy! É verdade, senhas e datas correlatas! Até rimo, rsrsrs!

    Obrigada! Como gostaria de lutar mais por este precioso lugar! Faço isso com minhas limitações, mas transbordando gratidão por esta sinfonia constante que contemplo.

    Ecoabraços!

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. A vida é mesmo linda e cheia de surpresas!!! Ainda mais quando estamos de bem com ela meio que assim sem querer atraímos só coisas boas; Bom comigo pelo menos é assim quando menos espero alguém ou alguma coisa muito "linda" aparece cruzando o meu caminho.
    "Vive em harmonia com as leis da natureza e nunca serás pobre. Vive em harmonia com as opiniões e nunca serás rico."
    Parabéns pelo lindo trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Ola Marcelo!

    A vida é linda sim, e quando plantamos flores e pronunciamos coloridas palavras, tudo fica irisdecente, arco-íris, harmonia, paz e alegria.

    Assim me sinto tb!

    Ecobeijos, apareça sempre, gostei de te ver por aqui.

    ResponderExcluir