Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




15 abril 2009

Consequências de nossas interferências.

Faço uma pausa às indignações e reivindicações locais, para vociferar que foi notório este ano, o atraso do pico metamórfico das lagartas. Quem aventura-se no Japi com o espírito aguçado às descobertas, pode observar a insurgência constante dos belos modelos de lagartas, agora, meados de Abril.

Não só esta constatação foi feita, mas também, a referente aos besouros. Segundo o pesquisador - professor Dr. João Vasconcelos Neto – Unicamp, ele citou que as populações de besouros não estão tão abundantes como em outros anos no Japi.

Curiosamente espantada, indaguei-o suscitando as conseqüências do Aquecimento Global como causa, e o professor ratificou que as fortes e exageradas chuvas, o calor excessivo, condições climáticas irregulares e períodos muito secos são os responsáveis sim, por estas alterações bióticas no nicho Japi.

Aquecimento global, conseqüência real e local!

Assistam o filme “A última hora” retrato fiel dos frutos que já estamos colhendo por desdenhar da nossa ECOcasa. Não temos outro lugar para morar, a não ser aqui, não temos outra hora para agir, a não ser agora.

Outro apontamento importante para reflexão, hoje é dia nacional de conservação do solo.

Nosso solo, chão de tudo e todos, tão impactado com ações antrópicas; movimentações, impermeabilizações, desmatamentos, contaminações, poluições entre tantas outras, que não consideramos, mas enraizamos e regamos em nossos solos, matéria – prima da vida.

As interferências da nossa espécie no Planeta avançaram todos os limites possíveis e imagináveis. A engrenagem está a todo vapor, ainda consumindo carvão, mesmo com toda tecnologia, acelerando nosso e de outros seres vivos o processo de extinção.

Assim encerro hoje este, um pouco desiludida e preocupada com os filhos que deixaremos para o Planeta e não mais com o Planeta que deixaremos para os nossos filhos.

10 comentários:

  1. Muito obrigado, de verdade! Estava com saudade de ver essas belíssimas imagens postadas por vc!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  2. Paty, como já conversamos, esta é nossa maior contribuição aqui na Terra, formar novos amantes e defensores do nosso grande lar. Quero ecoar cada palavra e alerta por você reforçado aqui, não desista, embora as evidências apontem ao contrário, temos que olhar sempre a frente! Não podemos nunca desistir amiga. Obrigada por tudo e pela sua Ecoamizade!

    ResponderExcluir
  3. Ah, esqueci de falar que as fotos como sempre, estão lindas!!! O que é aquela lagarta? É de verdade??? Coisa mais linda...

    ResponderExcluir
  4. Ola SET, seja sempre bem vindo neste cantinho virtual do Japi!

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  5. Querida Pri Forest! Vc sempre é muito carinhosa, eu tb agradeço muito esta amizade que estamos cultivando!

    Valeu pela energia e palavras positivas!!!

    Vc viu menina que bela lagarta! O que ela tem de beleza, tem também de toxicidade. Isso queima!!!!
    Chamamos esta espécie de "cachorrinha", tá bombando agora no Japi, uma mais linda que a outra.

    Ecobeijos Querida!! Conte sempre comigo.

    ResponderExcluir
  6. Que belas imagens! Não desânime não, você ainda tera filhos e agora é a hora da luta. Sabemos que essa consciência em preservar, em contribuir a favor de um planeta mais saudavel e justo é coisa demorada, afinal foram séculos de degradação. Mas não podemos negar que hoje pelo menos tudo é divulgado largamente, até mesmo nos meis de comunicação de massa. Não podemos desistir de continuar na luta ou dar nossa contribuição da maneira que pudermos - Você já faz isso aqui, além de partcipar in loco do problema.
    Sua atitude e sensibilidade no minimo serve para aliviar o coração e a alma - Que venham os bons!
    Beijos no coração
    bom fim de semana
    saudades viu!

    ResponderExcluir
  7. Ola Santinha, as vezes me perco em meus próprios labirintos do pensar.

    Obrigada pelas palavras tão carinhosas!

    Saudades tb, vc sabe q deve uma visita neh!

    Beijos em seu coração, felicidades mil!

    Bom fds!

    ResponderExcluir
  8. Fantásticas estas fotos, muito preocupante a situação da nossa CASA, estivemos hoje a tarde dando uma volta nos limites da cidade e é chocante vermos a devastação feita pelas mineradoras deixando as serras totalmente enfraquecidas, quase uma casquinha, irrecuperavéis. A enormidade de florestas de eucaliptos é espantosa, as florestas virgens foram pro espaço, agora temos eucaliptos que ressecam o solo e acabam com a flora e a fauna.Da minha janela enxergo um pouquinho da Serra do Curral aonde os "empresários" deixaram uma cava de mineração de 250 metros no lado de trás. Certamente vai surgir um novo condomínio com uma lagoa, simples assim. Enquanto isto os responsáveis estão com suas casas em Angra ou em Aspen.
    Ah! Quando eu era menina, um velho amigo me chamava de flor de maracujá que só vim a conhecer hoje no seu blog. Bjs

    ResponderExcluir
  9. Ola, Kyria prazerzasso sua visita e pelo visto a inconformação com as mazelas humanas ao Meio é geral. O grande problema q não sobrerá pedra sobre pedra para deleite desses egocêntricos mercantilistas, e nem pra nós!!!!
    Menina, tenho uma história parecida, quando menina-criança, uma carismática e amorosa professora me chamava de "flor de maracujá", confesso que em minha inocência e ignorância, não era muito fã desse gesto carinhosa, e somente mais velha fui entender e conhecer o belo elogio que recebia.
    Coisas da vida!!!

    Ecobeijos, seja sempre muito bem vinda e apareça para um chá virtual sempre que puder!

    ResponderExcluir
  10. Muito obrigado! Isso me ajudou no meu trabalho daescola e também aprendi muito mais sbre as consequências das interferências humanas no Planeta.

    Até mais!

    ResponderExcluir