Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




13 março 2009

Sentidos


Sigo em caminhos com flores, cores, aromas e sabores, despertando meus sentidos, e o sentido que sigo, é aquele que norteia a alma e coração a sentir.

Estimular o despertar dos sentidos é um exercício constante, que na correria em atropelos e desesperos, corremos o risco de deixar de lado o sentir, a sensibilidade altruísta embutida em nosso espírito que manifesta em nossos sentidos apurados ou não.

Enxergar além de simplesmente ver,
Ouvir além de simplesmente escutar,
Espirar além de simplesmente respirar,
Saborear além de simplesmente engolir,
Tatear além de simplesmente tocar,
Sentir além de simplesmente, simples, em um instante, intuitivo e instintivo todos os sentidos que a natureza esboça em letras coloridas, passadas a limpo, aprendizados que fazem sentido.

E é assim, que venho sentindo-me com este trabalho precioso no Japi, viva, intensa e absorvendo e irradiando beleza em meus olhares, ouvidos, espirações, paladares, afagos e percepções.

Não é pra menos, pois as margens deste caminho debruam as flores de todas as cores compondo mosaicos com combinações de alegria e poesia, despertando o sentir.

Contemplar as coloridas Lantanas, brotarem neste extenso jardim, em suas mais variadas nuances, escutar o vento sussurrar, pássaros assobiar e folhas sacudirem, espirar aromas que o vento conduz em silhuetas, como as ervas Marcellia, saborear um moranguinho silvestre e tocar nas belas herbáceas - carrapichos -- que grudam como verdadeiras super bonders, é definitivamente uma vivência de apuração, estimulação e renascimento da AÇÃO de sentir.





Lições de vida, de sentir, mas infelizmente, nem só de poesia e beleza vive o Japi ...

13 comentários:

  1. Olá Patrícia,
    é uMa pEna a foto final Em desarmonia(é a realidade), acreditO que os impactos ambientais surGEm de decisões de pessoas que sofrem de um embotamento resulTado de uma alienação massificadA para cRiação DE um individuaismo sectário consumista e utilitarista.A consciência ambiental liberta ao colocar no meio o outro como igual e interdependente.
    Parabéns por mais esta sensibilização da nossa Serra tão querida!

    "Nem toda falta de sentido é sentida, nem todo sentido é obrigatório"E.Havaí

    Inté
    2h

    ResponderExcluir
  2. Bambumisterie, olá!!!

    Existem mais desarmonias, é uma pena mesmo!!!

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esses florzinhas que vivem no mato (cumprindo sua função e ao mesmo tempo enfeitando). Dessa última vez que estive lá na minha serra, por causa dos temporais, todas as minhas flores e a horta estavam feia. Num passeio à pé, vi muitas iguais a que voce postou, escondinha no meio da mata, firmes e fortes...Agora quanto a interferência do homem...
    Hoje é domingo e vou me dar o direito de não reclamar de nada...Indignação muitas vezes me faz mal.
    Saudades de vc. E nosso encontro vai sair ou não?
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Oi Santinha!

    Lógico que vai, qdo vc vai vir? É só marcar!

    Saudades tb!

    Ecobeijos.

    ResponderExcluir
  5. "Contemplar", preciso apreciar mais essa beldades da nossa natureza. Vo pergunta de novo: Vc mesmo quem tira essas fotos? (me responde dessa vez, po favor... rs)

    ResponderExcluir
  6. Com Templo de vidas, santuário Japi.

    Estúdio de fotos tb. hehehe

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  7. Paty, que lindo! Amei todas as fotos e sua sensibilidade em descrevê-las... A primeira me lembrou uma gostosa salada com frutas fresquinhas e gotas de limão, hummmm Poesia alegra o coração. Um grande beijo e obrigada por dividir estas emoções e indignações por aqui. Sinto que não estamos sozinhas, isso é um bom consolo né amiga!

    ResponderExcluir
  8. Oi Patricia,

    Legal que você tem contato com a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde.

    O evento de lançamento público do Pacto pela Restauração da Mata Atlântica será no dia 7 de Abril de 2007, aqui em São Paulo.

    Assim que tiver mais informações, te repasso...

    Valeu...

    ResponderExcluir
  9. É! Todas as belas formas de vida, possuem o seu lado triste.
    O ideal é sempre valorizarmos o lado bom das coisas, assim não precisaremos nos arrepender no futuro por termos disperdicado o nosso tempo com coisas banais sem essência e que não acrescentam em nada, é a eterna luta entre o ego e a mente, mais ou menos um confronto entre a estupidez e a sabedoria.
    E a arena deste confronto é feita de D EUS!
    Boa sorte aos participantes!!!

    ResponderExcluir
  10. Huummmm mesmo Pri, esses dias estava com uma vontade de comer salada de frutas...já matei a vontade, antes dela me matar. rsrsrs. É Minha Amiga, eu acabo sempre escrevendo as belezas do Japi, ressaltando-as, mas infelizmente este Templo de beleza e vida sofre tantos flagelos...

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  11. Ola Pedro,

    Encaminhe mais informações sim, fico no aguardo.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  12. Oie Sonny Boy -pensador-- valorizar o belo e o simples é uma missão eterna em nossas vidas, as vezes conseguimos, outras vezes nos perdemos, mas se de verdade nosso espiríto inflar amor, se de verdade temos o poder de amar e renegamos o amor pelo poder, mesmo entre caminhos triste, podemos ter alegria, mesmo em dias cinzas, podemos sentir o arco-íris. E errar e se arrepender, por mais que doa, ainda é mais nobre... reflexão sempre, evolução contínua, DEUS em nossas vidas!!!

    Ecoabraços.

    ResponderExcluir
  13. brigada pelos coments viu!
    to aguardando suas novidad
    super beijo

    ResponderExcluir