Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




06 março 2009

Homenagem Dual



Assim como nós MULHERES, dádivas divinas, embaixatrizes naturais da fertilidade e da vida, nossa SERRA DO JAPI, magnífica e singular, morada de uma fauna representativa e uma flora riquíssima merece congratulações, hoje, amanhã, 08 de março e sempre.

Nós, MULHERES, tão tenazes e vorazes, sem esmorecer, desafiamos de prontidão nossas missões de vida, paz e amor, sacudindo as pressões e postando-se como guerreiras a todo instante, desbravando as infinitas possibilidades.

Esta senhora montanha tão resiliente e prodígia, jaz dilacerada, se recuperou milagrosamente, suportando há tempos seus flagelos e, harmoniosamente se mantém exuberante com suas cicatrizes, em pé, contemplando NÓS e NOSSOS FILHOS com suas prestezas ambientais essenciais a vida.

Há exatos 152 anos (08/03/1857), nossas “conterrâneas” bravamente despertaram nossas veias de valência e em um ato histórico e heróico, reivindicaram dignidade, sem usufruir-la.

Há eras planetárias, surgia em Jundiaí, esta relíquia da natureza, com formação quartizítica, topos aplainados e relevos acidentados, provavelmente a única floresta tropical desenvolvida sobre esta rocha, que há 26 anos (08/03/1983), teve seu primeiro referendamento, através do Ato de Tombamento, impulsionado pelo Mestre Japienses Aziz Ab’Sáber, mensurando os seus imensuráveis valores.

Com presteza, desejo vida bem vivida, reconhecida, intensa e agraciada á todas as mulheres.

E em súplica, rogo vida infinitamente sustentável á Serra do Japi.

12 comentários:

  1. Paty, faço das suas as minhas preces... Olhar a mulher e a natureza, ambas nascidas para serem mães, foi o melhor presente que pude encontrar nesta data simbólica, porém especial. Sinto orgulho de ser sua amiga e tê-la bem próxima de minha vida! Grande beijo!

    ResponderExcluir
  2. Menina da Floresta, assim não vale, sou chorona!

    Valeu, estou anciosa pra conhece-la.

    Grande beijo!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns para vc., para nós e para a mãe natureza que se revela uma benção!
    beijos no coração

    ResponderExcluir
  4. Obrigada Yvone! Parabéns pra nós sempre!.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  5. Serra de forças cristalinas
    Matas de filhas criativas
    Feminina expressão de vida divina!!

    Parabéns Japi e todas as mulheres ecoativas!!

    ResponderExcluir
  6. Ola Bambusumido!!hehehe

    Valeu pela visita e comentáio.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  7. Patrícia,se a maioria das mulheres fossem assim como vc, certamente o mundo seria outro.

    ResponderExcluir
  8. Uma pergunda: Todas as belas fotos das postagens do seu blog é vc que faz?

    ResponderExcluir
  9. Valeu Sonny Boy, obrigada pelo comentário e a visita. Me sinto honrada!!

    ResponderExcluir
  10. Sim SET todas as fotos são minhas, algumas ficam boas e outras não, to aprendendo ainda...

    Valeu!!

    ResponderExcluir
  11. Paty, muito lindo o seu texto "Homenagem Dual". Um grande abraço.

    ResponderExcluir