Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




29 março 2009

Alfabetização Japiense.

Alfa,
Beta,
Ação!



Inspiro-me ao despertar matinalmente e concentro-me nas incursões propostas nos dias que desenvolvo meu precioso e estimulante trabalho de educadora e monitora ambiental.

Há 08 anos conduzindo os pré-dispostos trilheiros, aprendi, aprendo e aprenderei sempre a argilar-me com as surpresas que o Japi nos reserva.

O primeiro contato com um sonoro e eufórico “Bom Dia”, desperta todos para a frequência ALFA, concentração de forma criativa, sincronização mental e emocional alinhados com os prelúdios e devaneios Japienses.

Seguindo a cartilha que não está escrita e sim é improvisada, as ecos instruções e ecos informações Japienses são pronunciadas ao longo do percurso, sob o efeito BETA, atenção e concentração total.

Aguçando os estados ALFA e BETA, a AÇÃO é a consequência de uma incitação que os atentos e sensíveis às belezas estonteantes como as do Japi, congluem e concluem.

A ação é hora de mudança e requer absorção de muito ar nos pulmões, melhor ainda quando estes estão livres de poluentes, como os ares puros do Japi.

E entre trilhas, pernadas e conversas, tento modestamente, disseminar a ALFABETIZAÇÃO JAPIENSE.

Orgulho-me muito com a coleção histórica que tenho desses anos. Todos, sem exceção, que com imenso prazer monitorei nas trilhas do Japi, trouxeram uma imensa satisfação e felicidade pela receptividade das informações, admiração das belezas encontradas e indignação das mazelas sofridas.

Este hoje é um agradecimento de coração e não deixa de ser um convite de experimentação ao vivo e a cores da ALFABETIZAÇÃO JAPIENSE.

4 comentários:

  1. Que as maravilhas da natureza sempre desperte o espírito curioso para o devaneio do novo!

    ResponderExcluir
  2. Paty, nãp consegui ver a primeira foto, acgo que é vc mesma né? Vou continuar tentando, mas espero desde já poder fazer parte de sua história com o Japi. Mil beijos!!!

    ResponderExcluir
  3. Oiee Pri forest!!! Eu tinha colocado uma fotinha, mas acabei deletando...resolução não tava boa!

    Pode ter certeza q vc já faz parte da minha vida, sem ao menos conhece-la ao vivo. Tenho semrpe a impressão que a conheço há um tempão!

    Vamos qq. dia desses marcar um almoço ou bebericar uma noite, sem contar nas trilhas e banhos de cachu!!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  4. Paty, não sabia sobre este significado de Cabreúva, muito lindo! Não conheço a árvore, deve ser linda! A mata ciliar esta aqui perto e ainda não conheço, snif! Mas no dia 18 farei de tudo para confirmar a trilha, já estou mobilizando minha mamy para ficar com a Luiza pra gente. Mil beijos!

    ResponderExcluir