Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




22 março 2009

Água


Água cristalina para banhar, beber, regar corpo, alma e sementes, é o desejo mais profundo, fundo, em poços, lençóis freáticos, aqüíferos ou rasos em nascentes, ribeirões e rios, que estendo a todos, inclusive os que ainda estão por vir, neste dia e nos próximos amanhãs.

Hoje dia mundial da ÁGUA, recurso finito de magnitude infinita drena (ou pelo menos deveria), as consciências para sua importância sublime e os perigos de nossas ações irresponsáveis e impensadas, assim almejo!

Líquido precioso de purificação e diluição, que além de contemplar nossas necessidades fisiológicas, possibilita a purificação de ações mesquinhas e a diluição de pensamentos egocêntricos, assim como ocorre em trechos de seus leitos extensos – DEPURAÇÃO.

Depurar é a ação mais qualificada que as águas do Japi exercem sobre os Rios Tietê, Guapeva e Jundiaí. Emana oxigênio para esses rios comprometidos em suas saudáveis funções ambientais, infelizmente poluídos e contaminados, mortos.

Apelidado por Castelos d’águas, minar água é comum em todos os cantos, vale e grotões do Japi.

Essas águas contornam seus caminhos, ecoando seus tranqüilos sons, saciando os sedentos por vida.

Que hoje e sempre, possamos prestigiar a importante função vital dessas águas e de outras em outras redes hidrográficas, como nosso Rio Manancial Jundiaí – Mirim, que merece total cuidado e enfrenta inúmeros problemas devido ações antrópicas e a ausência de gestão ambiental, social e econômica.

Façamos mais, desde ações individuais até coletivas com o único propósito de termos água permeando o meio sempre.

19 comentários:

  1. menina, sua escrita comove pelo engajamento, pela riqueza de cores dessa natureza que nos é tão cara e ao mesmo tempo tão maltratada!
    que ela eternamente se renove, que as águas nos depurem a alma tanto quanto o fazem ao corpo...
    parabéns pelo seu blog, belíssimo e produtor dos mais belos frutos.

    ecobeijos

    ah, em tempo: vá conhecer o Viver Sustentável, um blogzinho que mantenho há algum tempo, sem muitas atualizações, mas lá tem um acervo já bastante grande de arquivos que podem te interessar.

    ResponderExcluir
  2. Paty! A água nos inspira e transpira vida! Suas palavras continuam ecoando em minha cabeça e fico cada dia mais feliz por tê-la encontrado e saber que está aqui, tão pertinho de nós! Sabe que estive em Itu (Fazenda Capoava) e conheci um biólogo que me falou muito sobre as características da vegetação da região e da Serra do Japi. É uma milagre da natureza, somos privilegiados de poder ajudar a preservá-la. Vamos continuar tentando né?!
    Que tal o dia 05, domingo? Vou aguardar seu contato novamente, ok?
    Mil ecobeijos pra você também!
    Pri forest

    ResponderExcluir
  3. Ola, Mê que honra sua visita! Obrigada!

    Vou visitar sim e depois te falo.

    Ecobeijos.

    ResponderExcluir
  4. Oie Pri forest! obrigada amiga, fico feliz tb de compartilhar os mesmos ideais com vc.

    Pode ser dia 05, vou ver a disponibilidade da trilha e lhe falo.

    Ecobeijos e bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  5. Espero que a consciência do homem com o seu maior bem na terra, a água, seja mais inteligente. Chega, de ver no noticiário os desperdícios e falta de cuidado. Chega!

    ResponderExcluir
  6. Desejo isso tb SET!

    Valeu a visita!

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma nascente dentro do meu mato, e quando cheguei lá ela quase não existia. Sem desmatar um nadinha (apenas limpando um pouquinho em volta), hj. se tranformou numa pequena cascata e fez até um laguinho em volta! É tão gratificante olhar para ela.
    eco beijos

    ResponderExcluir
  8. Paty! Os voos panoramicos sobre a Serra do Japi, permitem a visualiacão de obras irregulares, como sabemos a serra é protegida pelo lei da mata atlântica, ou seja, qualquer ocorrência poderá ser tranformar em um inquérito policial, será que não poderíamos criar uma linha de propostas de acões simples como essa por exemplo e criar um fundo para receber doacões para financiarmos pequenas atitudes, outra acão que poderia ser viabilizada seria a compra de um Bambi Bucket, aquelas bolsas que helicopeteros e aviões carregam para apagar incendio, pode ser que exista aeronaves com essa capacidade no aeroporto, poderíamos buscar parcerias como o Aeroclube ou a TAM por exemplo, como sabemos a atuacão da prefeitura na Serra é acéfala, precisamos criar uma corrente independente de acões.Esperar o conselho gestor da Serra tbém é ilusão, como sabemos lá está impregnado de proprietários defendendo os seus interesses particulares.eheheh, abs!!

    ResponderExcluir
  9. Santinha, aquele seu cantinho é mágio mesmo, o lugar é fodástico! Amooo lá, estou com saudades dos ares de Mauá.

    E é um enorme privilégio um nascente borbulhar em nosso chão. Cuide bem desse tesouro!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  10. Sim Sonny Boy! Acho excelente a idéia e topo por em prática.
    Tenho andado bastante aos arredores do Japi, em solo firme, e estou partindo para ações de questionar o problema e movimentar os conselhos, ao invés de denúcias e etc..., pois sabemos que isso tb acaba não agregando e sim desgastando.
    É uma tentativa que ando optando...vou ver como encaminha as coisas e a vontade, antes de acionar o megafone. rsrsrs.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  11. Amiga Patrícia, admiro a sua postura, porém, os conselhos ainda estão fortemente atrelados ao poder político, e por isso têm a sua atuacão vínculada a interesses políticos, ainda vai levar tempo pra eles adquiriem a autonomia necessária, vc quer mais que o COMDEMA que é atropelado pela prefeitura e pela câmara municipal sem nenhum pudor ou respeito a Constituicão Federal, passam por cima de todas as leis, atuam sem ética no campo da imoralidade e de forma descarada, por isso, só existe um jeito, ou a sociedade sai do discursso da indignacão e se utiliza dos instrumentos de participacão com acões práticas, ou então continuaremos a viver em um sistema corrupto e hipócrita dominado por idiotas corruptos, parasitas e chupins de diversos generos, ou seja a inversão de valor que vivemos se tornará algo irreversível.
    abs!

    ResponderExcluir
  12. É fato: Papagaio é realmente uma ave especial! Agradeço o belo comentário que vc deixou no meu blog, de uma reflexão sensacional!

    ResponderExcluir
  13. Ai querida brigada pelo comentário tão amável. Mauá esta lá te esperando quando quiseres!
    Não sabia que vc.um dia também vendeu orgânicos?
    Que delicia começar a ter essa preocupação tão jovem. Parabéns mais uma vez pela estrada!
    bjks saudades
    y

    ResponderExcluir
  14. Sonny Boy, concordo com vc, e de certa maneira a minha maneira de sair da conformidade é despender algum tempo do meu atribulado dia para minha participação em um dos conselhos, colocando assuntos pertinentes em pauta, mesmo como ouvinte e convencendo os demais integrantes. Com esta minha maneira - ação prática, estou tendo retornos e acredito que o Japi tb.

    ResponderExcluir
  15. Oiee SET não precisa agradecer! Esses bichinhos esperançosos e esverdeados merecem nossas atenções.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  16. Ola Santinha, pois eh, já vivi esta empreitada tb e amei! Época de labuta e lutas, assim como hoje, lutas e labutas, mas com o diferencial da maturidade.

    Ecobeijos querida, valeu pelo comentário e pelas portas abertas, vc tb sinta-se em casa sempre.

    ResponderExcluir
  17. VENTO, ÁGUA, PEDRA

    A água perfura a pedra,
    o vento dispersa a água,
    a pedra detém ao vento.
    Água, vento, pedra.

    O vento esculpe a pedra,
    a pedra é taça da água,
    a água escapa e é vento.
    Pedra, vento, água.

    O vento em seus giros canta,
    a água ao andar murmura,
    a pedra imóvel se cala.
    Vento, água, pedra.

    Um é outro e é nenhum:
    entre seus nomes vazios
    passam e se desvanecem.
    Água, pedra, vento

    (Paul Celan)

    Ecooperação do haver...rsrs
    abrçs

    ResponderExcluir
  18. Bambumisterio,

    Todos são um, um são todos.

    Somos somas de nós e só.

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  19. Patrícia, fico contente que participe de conselhos e que consiga acrescentar algo desta forma, sei bem qual é essa sensacão.
    Agora precisamos alertar as pessoas e conscientiza-las a respeito das audiências públicas e as reformas do plano diretor por exemplo, como já é claro e evidente, a única forma de cuidarmos da nossa casa, é a prática efetiva da cidadania e pra isso é necessário envolvimento político e coragem.
    Se puder passar informacões lá do conselho a cerca das questões relacionadas as pesquisas cientificas realizadas na reserva biológica, se já existem contra partidas sociais para que elas sejam desenvolvidas, ou se ao menos as mesmas estão sendo catalogadas na prefeitura, este seria um bom comeco para acabarmos com a impressão de que o conselho de gestão da serra do japi, serve somente para mediar interesses de propritários de terras na Serra do Japi.

    ResponderExcluir