Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




03 agosto 2010

BROTANDO: DESABAFOS

Saudades de despir meus anseios, sensações e reflexões, por estas linhas!

Em tempo, agrego estas palavras de hoje para expelir por onde brota alguns pensamentos meu.

Por estes dias de termômetro elevado e temperaturas altas, senti nostalgia da época de criONÇA, em que cursava o ensino fundamental na escola estadual Cecília Rolemberg Porto Guelli e literalmente levantava, sem muito bem acordar, às 6:00 horas da matina. Não estou com saudades de madrugar não, mas lembrei-me de ter visto algumas vezes os primeiros raios solares brotar no horizonte, o nascer do sol, lembrei-me também da friaca que fazia naquela época. Minha mãe agasalhava-nos (eu & meu irmano Sandro) muito. Eu, friolenta que sou e amante do calor, menina verão, sempre punha blusas, cachecol, luvas e até polainas. Hoje, pensei, não sinto tanto frio, por que não se faz mais aquele frio, e olha que moro em uma casa congelante. Evidências do aquecimento global? Mudanças climáticas?
Para espanto meu, ouvi outros questionarem; cadê o frio, o inverno?
Bom, por estes dias ele chegou com tudo e um tanto atrasado, mas com o tempo, tudo muda, até as estações que não deveriam.

E eu, aqui, instalada em um lar, no fundo de um vale, onde contemplo uma nascente brotar, imagino que nesta época de menina-criONÇA, sobre meus pés e pisos de hoje, brotava água e agora brota-se empreendimentos ao redor desta vila, de boaventura e boas lembranças, que foi privada dos raios solares e calor, por estes arranhas céus monstruosos. Isto tudo por conta da ausência de estudos de impactos de vizinhanças e ambientais, oras pois, aterraram nascentes, aterraram o vale, a vila!!

Estudos que deveriam avaliar e mensurar o imensurável; serviços ambientais ofertados a todos. Será possível prever e avaliar todos impactos a curto, médio e longo prazo que nós causamos ao meio ambiente? Ou que empreendimentos avassaladores ocasionam?

Eu acho que não! Por melhor elaborado e bem intencionado, tais projetos não compatibilizam análise do macro ao micro, mutável habitat de cada canto.


Bons ventos e bom frio!!

Ahh!! aprendi a curtir as atrações pitorescas do inverno, que são deliciosas, mas confesso que não vejo a hora da primavera brotar.

5 comentários:

  1. Paty minha poeta online favorita,haha.Sou a favor do inverno com certeza....apesar de a primavera ser linda.
    Só passei pra dizer que li seu desabafo e embora da inha janela eu não aprecie uma nascente brotar tbm me pergunto,onde tudo vai parar.....???

    Bjus e desabafe sempre!

    ResponderExcluir
  2. Caimos na mesma inversão de valores, não é? Pra que respeitar a natureza, as nascentes e o direito ao sol que os outros tem se construir dá muito mais dinheiro? pra que preservar árvores se derrubá-las é muito mais lucrativo? O mundo gira em função destas prioridades, infelizmente... Grande beijo!!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida Paty...não faz mais frio como antes em toda parte. Em Sampa, por exemplo, quando menina ia para a escola como vc. drescreveu (só faltou mesmo sair enrolada com as mantas Parayba). O inverno era cortante que na hora do recreio a gente nem conseguia sair de dentro da sala de aula. Sem contar que havia um nevoeiro intenso e a famosa garoa que nao existe mais também.
    O calor de hoje também é escaldante e ardido, com certeza reflexo do concreto das cidades, das árvores que sao derrubadas para construir os tais prédios... Tenho sorte por morar num edificio que em um dos lados é totalmente livre e deixa o sol entrar.
    Ao planeta ainda resta a força de vontade de jovens como vc. que estao envolvidos e lutando para que as coisas mudem radicalmente e promova melhorias concretas.
    Como diria mamãe: "Quem viver verá".
    saudades de voce e sempre aqui na torcida viu!
    feliz por ter noticias bj grande

    ResponderExcluir
  4. Salve Salerosa Orquídea do Japi

    É muito prazeiroso estar aquí. O Blog e lindo e de muito bom gosto.
    Saudades eu tenho da minha infância quando brincava em parques e matas sem fim. A terra era úmida e vermelha e bebíamos água cristalina com as mãos em concha. Depois da correria eu deitava na relva e sonhava meus sonhos infantis olhando para o azul do céu, criando imagens com as nuvens enquanto ouvia a algazarra dos pássaros felizes.
    Seria ideal que os governantes educassem a mente para comandar bem as mãos que trabalham.
    Será bom o dia em que todas as mãos trabalharem em benefício da humanidade.
    O "homem" precisa urgentemente reconhecer que:

    "O organismo humano é uma cópia da Terra. Ela tem suas funções digestivas, qual o corpo que serve ao espírito em trajetória no planeta. Ele se alimenta por processos que, por certo, muitos desconhecem, e tem vida, vida que palpita em plena sintonia com as vidas incontáves que circulam em toda a criação.
    Não nos enganemos, acreditando que o abrigo em que ora estagnamos se encontra separado de todas as outras moradias; tudo está ligado. As forças espirituais nos unem uns aos outros, na Dimensão que Deus conserva" ( João Nunes Maia).

    Paty, acredito plenamente nos elos de ligação entre todos os seres do Universo, façamos pois o que nos cabe e cuidemo-nos sempre.
    Beijos meus

    ResponderExcluir
  5. Ola Amigos Queridos, obrigada pela visita e seus comentts!!

    Vou visita-los.

    Beijos Grande

    Paty

    ResponderExcluir