Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




08 março 2010

Professor, Mestre, Doutor Aziz Ab'Saber.

Eu acabara de despertar, pro caminho que traçaria a minha vida profissional.

Decidira que seria alguém que da labuta, abrandaria o trabalho, tendo por esforço de cada dia uma semeadura, e desta, com amor e afinco, talvez sucesso e sorte, sementes; flores e pessoas.

E neste exato momento, o conheci. Um Senhor esguio, de fala mansa, mas enérgica e articulada, olhar crítico de um sonhador e idealista, que em sua intensa vida colecionou inúmeras pesquisas, trabalhos científicos, títulos, prêmios, honrarias, grandes descobertas.

O conheci por sua reputação gloriosa de proporções mundiais, admirei-o por sua fabulosa empreitada pioneira de vanguarda na preservação do relicário Japi.

A Serra do Japi e minha fascinação pela diversidade de vida nela contida foram o ápice intrusivo desta minha trajetória com as questões ambientais da cidade de Jundiaí, e com o meu ganho pão de hoje.

E bem digo e repito que esta Serrinha sempre me potencializou novos aprendizados, novas possibilidades.

Uma das atividades que tenho e prezo na Serra, é o meu envolvimento para o desenvolvimento do trabalho de educação ambiental na REBIO, que compartilho com um Grupo heterogêneo e multidisciplinar, que respira e pulsa Japi.

Em nome deste Grupo, designado como Monitores da Serra do Japi, que atua há 10 anos na luta de preservação deste Santuário, concedo a este excepcional Ser Humano, nascido em uma estância turística, graciosa, pitoresca, de atmosfera bucólica, águas claras, de rio: Piratininga, nossa sincera e singela admiração e prestígio, votos de estima, consideração, apreciação, respeito, honras, enfim, o sentimento imenso de orgulho de tê-lo em nosso meio, em nosso inteiro e interior, aqui no Japi.

Professor emérito Aziz Ab’Sáber, que traz em sua identidade a nomenclatura do Saber, que, além disso, possibilitou a difusão da relevância do Saber, e que é um autentico apreciador das belezas desta Terra.

Homem que foi amparado pelas flores, um dia em sua vida, suprindo suas necessidades diárias.

Mãos de jardineiro, alma de florista, coração ambientalista, socialista, mente revolucionária, virtudes materializadas em Aziz Ab’Saber.

Que sabiamente entretêm nosso respeito com sua retórica, pois é um verdadeiro oceano galáctico de conhecimento, num grande deserto sedento por informações.

E aguça percepções das questões de relevante interesse, ensinando a equacionar as mazelas diante de um denominador comum: atender as necessidades dos carentes, estender as mãos para o bem de todos.

Preconiza mais inteligência, menos demagogia, mais seleção de projetos para o bem da maioria, frases do Sábio Sáber.

E hoje, celebrando o vigésimo sétimo aniversário do Tombamento da Serra do Japi, primeiro pacto preservacionista para com esta Floresta, com toda certeza este Senhor é o brio desta data querida, AP (Antes do Presente), P (Presente) e F (Futuro).

Obrigada Aziz Ab’Saber por ser visionário, sensível e iniciar esta luta, que juntos travamos pela Serra do Japi.



12 comentários:

  1. Mensagem e reconhecimentos mais do que merecidos!
    Sábio encontro deve ter sido por estas terras...
    Amiga, continue a crescer e assim espalhar as sementes do amanhã pela nossa amada Japi!

    Ecomilbeijos!
    Pri

    ResponderExcluir
  2. Viva Paty!
    Graças aos atos do Aziz podemos contar com a singularidade da Serra do Japi(e outros territórios)para nossa evolução histórica/cultural/social/ambiental!!
    Esse grande homem merece toda nossa admiraçãoe é um concreto exemplo de práxis dentro de um contexto de obsolescência generalizada.
    Parabéns pelo post e pela homenagem!
    Abração

    ResponderExcluir
  3. Oi Pri, foi um encontro maravilhoso! A sabiência em pessoa, em seus 85 anos! Uauu, benza DEUS.

    Ecomilbeijos pra ti tb.

    Paty

    ResponderExcluir
  4. Oi, Querido Bambu!

    Falou bem, falou tudo!!

    Bjos
    Paty

    ResponderExcluir
  5. Salve Salerosa Orquídea do Japi,
    estar neste blog é um presente. Alarga-se horizontes, aumenta-se conhecimento, admira-se belezas paupáveis, singelas, preciosas e únicas.
    Muitos "BRAVO" para o Mestre inspirador e orientador Aziz. Certamente que ele traz uma alma bela e que leva pelo seu caminho perfumes de sabedoria e entusiamo pela verdadeira vida feliz e completa.
    Beijão amiga minha, desde o final do ano estou "borococho" mas, ainda melhoro e comentarei sempre que vier te ver.

    ResponderExcluir
  6. Oi Paty, feliz você de ter um mestre como este cruzado seu caminho. Nada é por acaso e a sensiblidade se estendeu... Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Kyria Kerida! Forças ai!! Imagino a dor saudosa q lhe consome, mas o tempo homeopaticamente cura!

    Obrigada pela sua preciosa visita.

    Bjo Grande
    Paty

    ResponderExcluir
  8. Ola, Amigo Harold!

    Ele é um mestre mesmo! Saber - Sabedoria em pessoa.

    Grande abraço
    Paty

    ResponderExcluir
  9. oláaaaaaaaaaa belo trabalho prima amu muito tudo issoooo sempreeeeeee viu....bjussssss cheios de saudadessssssss

    Ass: Wanessa Roma

    ResponderExcluir
  10. Oi Wan, Obrigada pela visita e comentário!

    Bjos saudosos e carinhosos.

    Paty

    ResponderExcluir