Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




19 janeiro 2010

Escolha : Participação



Entre o caos, cosmo,
Entre o real, virtual,
Entre o tudo, nada,
Entre o fato, possibilidade,
Desperta as dimensões corpo e alma,
Então, entre!

As dualidades do universo conspiram frequentemente em nossas vidas, temos sempre em mãos a possibilidade de escolha. Ainda bem!

A todo instante escolhemos, sim, todo instante e a qualquer momento, até quando decidimos fingir desconhecer, relevamos tal qual ou ignoramos certas situações, fizemos uma escolha, cada qual sabe e tem seus motivos para suas.

E por caminharmos observando ou não, o detrimento da sustentabilidade cobiçada e apregoada a todas as esferas, afunilo para a Nossa Cidade, Jundiaí, a escolha que ruge.

Trata-se do envolvimento de todos os conscientes de suas necessidades e das necessidades das gerações que ainda estão por vir, em planejar e arquitetar o desenvolvimento saudável e equilibrado, exterminando de vez com o dualismo egocêntrico e irracional.

Trazendo para a atualidade e despoetizando o sentido do escrito, digo que independentemente da forma de escolher, temos que prestigiar o “momento escolha” participando.

Este ano o município tem a incumbência de revisar o Plano Diretor, lei de diretrizes de uso e ocupação do solo. Foi feita uma pré consulta (rápida) via web, a título de conhecimento da opinião pública sobre as mudanças, mas totalmente insuficiente para finalizar e traçar a rota do crescimento e desenvolvimento de um município, com tantos atributos, como o de Jundiaí.

Tendo esta noção sumária, a ONG Voto Consciente, que atua na examinação do poder legislativo do município, iniciou uma campanha virtual em seu site e real nas ruas do calçadão do centro, resultando em abaixo-assinado o pleito por audiências públicas e disponibilidade das propostas feridas. http://www.votoconsciente-jundiai.blogspot.com/

Esta junção de escolhas feitas por todos que participaram, reverteu cenários e fez cumpri lei federal, induzindo a regulamentação de lei municipal, em respeito à democracia e cidadania.

Hoje, pauta de jornais da cidade, as audiências públicas tornaram-se lei municipal e precisam de nossas escolhas (atitudes) para materializar, atos.

Outra ferramenta de participação, que não atribula nossas recheadas agendas, é a integração ao portal cidade democrática, onde conhecemos propostas e problemas da cidade e podemos teclar, registrando nossa opinião e assim, fazendo nossas escolhas. http://www.cidadedemocratica.com.br/

Há também escolhas que podemos fazer presentes. No município, o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, reuni-se na Prefeitura, todas as segundas quartas-feiras dos meses e possui um blog, para interagir com nossas escolhas. http://www.comdemajundiai.blogspot.com/

E por fim, temos também o CONSELHO GESTOR DO TERRITÓRIO DA SERRA DO JAPI – que faz reuniões para tratar da preservação do nosso Maior Patrimônio, o Japi, todas as terceiras quartas-feiras dos meses.

O envolvimento é necessário para o desenvolvimento. Todos somos parte do meio, ambiente, plenamente.

E é aqui o ventre de nossas vidas, famílias e raízes.

16 comentários:

  1. Adorei sua visita ao meu paraíso "inacabado".
    Muito bom esse negócio da cidade rever seu plano diretor. Jundiai já pode ser considerada uma cidade grande, o quanto antes corrigirem os rumos mais sustentável será.
    Parabéns pelo envolvimento e a esperança sempre viva de tornar a cidade cada dia melhor e sustentável.
    bjus e linda semana

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Paty. Fiquemos atentos sim, é preciso. Jundiaí merece muito mais do que hoje presenciamos. Em todos os campos. Por isso, agradeço seu toque. Vamos fazer a nossa parte! Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Salve salerosa Orquídea do Japi,
    É de tirar o fôlego a beleza da Serra.
    Estou daqui torcendo muito e emanando energia para que tudo se resolva bem e para que cada vez mais pessoas se concientizem e participem deste importante trabalho para o bem estar geral.
    Beijos linda jovem amiga.

    ResponderExcluir
  4. Oi Patrícia! como sempre atuante e forte na defesa da vida seus posts são muito muito interessantes e vou indicá-la em meu blog se me permitir, abraço grande e contnue assim firme e forte!!! rs

    ResponderExcluir
  5. Encantada com seu engajamento. Conheço Jundiaí de passar por ela quando viajo de Campinas a São Paulo pela Rodovia Bandeirantes. Entrei nela uma única vez, e achei a cidade muito bonita. Feliz da cidade que tem cidadãos preocupados com o futuro dela, assim como você. :)

    ResponderExcluir
  6. De volta com tudo hein!!!Ótmia divulgação Paty!Não é por falta de gente boa e canal de expressão.
    Força sempre!!!
    Abrç

    ResponderExcluir
  7. Viu? Não foi à toa que virou H.A. um dia...rs. Parabéns pela dedicação e pelo trabalho e que venham novos caminhos!

    ResponderExcluir
  8. Paty, tinha quer ser vc mesma pra me puxar a atenção de novo para a relaidade e começar a dar um jeito de me envolver com os problemas locais. Eu acabo nesta correria de filha x casa x trabalho x lazer e acabo esquecendo de encontrar uma maneira de entender mais a dinâmica polícia ambiental desta cidade que nos acolhe tão bem com este visual lindíssimo da Serra do Japi... Desculpe comentar com o login do trabalho, mas achei que não iria ligar, rsrs
    Quando for participar da reunião do conselho gestor, me avise, por favor!!!! Quanto aos outros endereços virtuais, já estão anotados, valeu querida orquídea!!!
    Pri

    ResponderExcluir
  9. Santinha!

    Jundiaí está grande demais!
    Fazemos o que podemos e, vamos em frente.

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  10. Ola, Haroldo! Temos que ligar os radares...muita coisa rola! E Jundiaí merece mais!

    Grande abraço
    Paty

    ResponderExcluir
  11. Kyria, obrigada pelos bons fluidos!

    Grande beijo

    ResponderExcluir
  12. Oba, Eduardo!

    Obrigada, e esta mais do que permitido, agradeço a divulgação.

    Grande abraço.
    Paty

    ResponderExcluir
  13. Ola, Lidi!

    Venha um dia conhecer o Japi, ai vc vai ver o que é encantamento.

    Obrigada pela visita e palavras.

    Grande beijo
    Paty

    ResponderExcluir
  14. Previlégio ter um dia sido H.A.

    Obrigada Andre.

    Grande beijo
    Paty

    ResponderExcluir
  15. Oiee Pri! Pode deixar... a próxima reunião: dia 27/02.

    Grande beijo
    Paty

    ResponderExcluir