Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




12 agosto 2009

Ervas que curam!

“Laboratório vivo a ser desvendado e preservado!” Esta certeira definição da floresta Japi ressurge em pensamentos sob tempos apreensivos da pandemia H1N1.
Não quero tratar sobre este retro vírus, lendário ou exterminador, nem quero, mas já o faço, expressar minha opinião sobre a massificante repercussão da mídia a respeito do assunto, cujas informações confundem, apelam, amedrontam, sobre a gravidade ou não de um vírus mais forte, mas um vírus de uma gripe. A única pergunta que indago, registro aqui: Quais são os números ou levantamento estatístico de casos de óbitos provenientes de uma gripe comum, que em casos de baixa resistência e outras variáveis complicaram a recuperação?
Quero aqui e agora, dizer que as ervas curam! São mágicas poções que restabelece imunidade á nós, frágeis seres e impotentes, diante do universo.
As alquimias de cada espécie pode ser um importante princípio ativo para uma grande descoberta farmacológica.
As florestas, um retiro que aqui reitero, proporcionam satisfação, emoções, contentamento, bem estar e qualidade de vida, indo além, projeta indivíduos, plantas para curar!
O nosso fodástico Japi traz em seu solo inúmeras plantas medicinais. Tenho aprendido sobre algumas espécies em algumas monitorias, com pessoas que resgatam o naturalismo, outras que vivenciam a experiência e ainda outras que podemos chamar de alquimistas.
Minha última descoberta referente ao assunto foi sobre a espécie Assa Peixe – nome popular, Vermonia polyanthes – nome científico, da família Asteraceae. Uma planta encontrada em áreas abertas e que produz muito pólen e néctar, considerada melífera, com fragrância suave e florescência nos meses de Julho e Agosto.

As substâncias desta preciosa espécie curam e/ou amenizam as inflamações superficiais e dolorosas da pele, conhecida como erisipela, doença causada por bactérias e fungos.
A receita é muito simples: apanha-se folhas da Assa-peixe, em seguida lava-se bem as mesmas, após a lavagem, amassa-se com água morna e aplica-se sobre a pele, repetindo o ritual duas ou mais vezes ao dia, sem contra indicações e efeitos colaterais.
Ao avistar esta plantinha no meio, não imaginamos suas ações poderosas de “alívio já”! E quantas outras, que desconhecemos, trazem em seus DNAs o segredo do remediar.
A floresta contempla-nos a gosto, não só em Agosto, desde que a preservemos e em equilíbrio, exploremos os benefícios incontáveis e incalculáveis.
O fato é: o Japi e as demais florestas recuperam simplesmente o SER, restauram a alma, a mente, o corpo e o coração, basta o despertar para as alquimias.
Brindemos com chás que curam as azias, brindemos com chás que trazem alegria! Brindemos e bebamos!! Apareçam para um chá!!!

Aproveito aqui para homenagear Meu Querido Pai – Ademir Polli e agradecê-lo por SER, e existir em minha vida.
Meu Pai, minha referência, que hoje é muito mais meu amigo e muito mais que um amigo e ensinou-me a trilhar no caminho que sigo em paz, te amo Pai, obrigada, tenho imenso orgulho de nossa empreitada e um prazer enorme de chamá-lo: Pai.

19 comentários:

  1. Paty
    Que interessante essa plantinha ser encontrada por ai tb. no Japi - soube que a espécie, além de ser boa para curar doenças de pele, é considerada tb. fornecedora de bom mel, sendo procurada pelas abelhas, tanto pelo néctar, como pelo pólen. As suas folhas são utilizadas no tratamento de afecções do aparelho respiratório (ótima dica em tempos de gripe suina) e boa ainda para problemas renais, de feridas e em torções, contusões e luxações. É ainda, indicada Omo tônica, emenagoga e diurética...
    Quem diria que um simples matinho desses pudesse ter tantas propriedades né:!!

    Obrigada por sua visita, fico muito feliz quando a Salerosa vem me visitar.
    Seu papai deve ter ficado todo inchado com sua declaração de amor.
    Bj de mel

    ResponderExcluir
  2. Nada como uma Gri/se sistêmica econômica epidêmica suína/ humana para gerar a incerteza, insegurança da massa e para salvar os negócios de alguns.A isso um velho barbudo chamava de alienação.Na mata consumimos o equilíbrio, de equilíbrio precisa mais o mundo,o mundo precisa de mais mata!
    é simples...
    bjão

    ResponderExcluir
  3. Ola, Santinha!

    São as poderosas ervas, que alguem, um dia, ousou erroneamente em chama-las de daninhas!! Grande erro!
    Imagina que cada plantinha tem seu segredinho codificado e orquestrado harmonicamente na floresta, é obra divina.
    Sempre é um prazer acompanhar suas descobertas possíveis.
    Meu Pai fica feliz, concerteza, eu sinto isso!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  4. Ola, Mauro!!

    To contigo! Os ministérios atrás dos bastidores, que culminam para "gri/se", grilos, gripes e crises, e que se resume na ganância fértida e cruel.
    O remediar é simples mesmo, mais verde, mais vida! EQUILÍBRIO.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Super legal saber sobre.
    E parabens pela linda familia
    bjsss

    ResponderExcluir
  6. Ola, Dri!

    Obrigada! Modestamente minha família é linda mesmo!!! hehehe.
    Vc precisa conhecer minha outra irmã e meus sobrinhos!!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  7. Oi Paty,
    Sua visita é sempre bem-vinda. Quero começar dizendo que a sua família é linda. Parabéns! Receitas caseiras sempre são boa opção para se livrar dos efeitos colaterais dos remédios farmacêuticos.
    Estou trabalhando com vendas. Para o Plínio, faço visitas para os clientes da Naturalis como Gestora Ambiental e com as indicações (desses clientes) ofereço os serviços de descontaminação de lâmpadas, também chego a novos clientes através de indicações de amigos, consultoria ambiental, envio de e-mail, divulgação na portaria das empresas... Etc.
    Agora surgiu outra opção de venda. Os resíduos petrolíferos. A Residual quer que eu ofereça o serviço de coleta aos clientes que já tenho e para os postos de combustíveis.
    Também, fui procurada por uma empresa de consultoria para dar palestras ambientais a funcionários de pequenas empresas.
    No momento, estou me concentrando nas vendas. Então, acredito que dá para conciliar as duas empresas: Naturalis Brasil e Residual.
    Seria interessante conhecer você. Meu celular: (19) 9731-6824 ou e-mail: leonice@papa-lampadas.com.br.
    Beijinhos e fique com Deus,
    Nice.

    ResponderExcluir
  8. Encantas-me...és realmente especial...



    Doce beijo

    ResponderExcluir
  9. Ola, Nice!

    Obrigada! A sua visita tb é sempre muito prazerosa. Agora precisamos deixar que esta seja somente virtual e materializa-la, para conhecermos pessoalmente.
    Acredito que possamos unir forças e traçar uma parceria.
    Vamos combinar um dia um encontro.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  10. Ola, Profeta!

    Uauuuu, encantar um profeta é muito honroso! Obrigada!!

    Doces beijos

    ResponderExcluir
  11. Passei para te deixar um terno beijo...

    ResponderExcluir
  12. Ola, Profeta!

    Eis aqui a retribuição do terno beijo.

    ResponderExcluir
  13. Salve Salerosa Orquidea do Japi,

    Mesmo machucada, a Mae-Maior, nos oferece recursos para curar ou abrandar as dores e doencas do corpo e do espirito. Estas dores sao reflexos do que fazemos e do que pensamos.
    Privilegiados somos pelo perdao infinito que recebemos da Mae-Natureza.
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. E é por isso que devemos cultivar flores em nossos corações, amiga Kyria.

    Obrigada pela rica msg.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  15. Salerosa?
    Gostei do pseudônimo.
    Belas as tuas palavras.
    Como é gostoso ver que cresceu tanto e cresce cada vez mais.
    Guardo saudades dessa Serra que tanto defendi por 12 anos, que tanto conheci e tanto compreendi.
    Hoje, muito distante de tudo e de todos ao achar teu blog senti-me orgulhoso e feliz.
    Sob todas as formas pensadas, mexestes comigo.
    Um beijo no coração.
    Adilson

    ResponderExcluir
  16. Antares Waves, gostei tb!!

    Q saudades sua! Fico feliz q me achaste!

    Beijo Grande e saudoso!

    ResponderExcluir