Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




28 julho 2009

Pedras fundamentais

Na correria do dia-a-dia, se foi mais um dia! As horas escorrem entre os dedos, e nada de conseguirmos agarrar o tempo, e como em piscares de segundos inicia tudo novo de novo.
O tempo tem sua rotina estabelecida; segundos, minutos, horas, meses, semestre... e lá se foi mais um, marcado pela estação rotineira da época, o inverno.
E assim, a vida acontece para distraídos e é também assado, que os dispostos fazem a vida acontecer.
Independente da fase, a frase deve ser dita: Bem vinda vida! Oras pois, os bons ventos sempre sopram, e as ventanias sempre se vão.
Dias de luta, correria, não fugindo da regra, assim tem sido meus dias. Mas de repente, escapei da previsão rotineira e me refugiei às montanhas quartzíticas para recarregar as energias, pólo magnético e oxigenar o cérebro, inspiração-piração, este conjunto tempestuoso é um bálsamo para a alma, sensibilização a flor da pele.
E as flores do frio apontam na mata, a floresta tem seus pilares de sustentação no inverno, afinal, qual seria o destino dos frugíveros e dos polinizadores?

É certo que neste ciclo muitos insetos estão em diapausa (permanecem imóveis e reduzem seus metabolismos), os mamíferos hibernam (entorpecem em um sono profundo), mas o tempo não para, a vida pulsa.
Os pilares de sustentação são as espécies conhecidas como “Pedras fundamentais” que mantém o ecossistema em seu ciclo, em um compasso desacelerado, mas vivaz e ativo.
Essas espécies se forem extintas, desestruturariam em cadeia nichos e nichos. São as Key Stones, chaves essenciais para esta fase: bons ventos, ventanias, frio e atipicamente chuvas.
A conjunção das “Pedras fundamentais” se dá em bolsões de umidade, com a descida dos bichos do topo, que está frio e deveria estar seco.


Todos à espreita, na quietude do novo ciclo repetir: primaveril, primavera.

12 comentários:

  1. Eu gosto de frio, mas confesso que sou mais o verão. Essa cachoeira é do Japi?
    Voce começa seu post dizendo que os dias e minutos escorrem por nossos dedos...Eu não acredito que até hoje não consegui ver a Serra de perto.
    Como sempre estas inspirada e isso é bom sinal.
    Beijos no seu coração
    saudades viu!!!

    ResponderExcluir
  2. Saudades tb! Eu estou aprendendo gostar do frio...esta temperatura tem seus atrativos pitorescos,mas tb sou menina do verão. Falo em verão já fico pensando em férias, praia, diversão...acho que é sinonimo mesmo.
    Essa bela cachoeira é do Japi sim, não é linda? São verdadeiros castelos d'água mesmo. A palavra Japi tem 3 possivéis significados e o qual eu mais gosto é esse: nascentes de rios!
    Não foi por falta de convite neh!!!
    A inspiração vem brotando em meu ser, é o amor transbordando.

    Beijos em seu coração e luz sempre.

    ResponderExcluir
  3. Não vamos mais combinar minha ida.
    Vou de surpresa! e NÃO DEMORA.
    bjk

    ResponderExcluir
  4. Magnifico post...!


    O desejo mora no limite da razão
    Há tanto de intemporal em ti
    Solta a palavra em lábios inquietos
    As cores do teu “eu” penso que não vi

    Imaginei-as mil vezes
    Ouro de lei, a limpidez dos diamantes
    O pensamento é cavalo errante
    Feito na viagem de breves instantes


    Bom fim de semana




    Doce beijo

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Salve Salerosa Orquídea do Japi,
    seus posts são aulas de vida, motivo de reflexão, poesias de contentamento.
    Se todos seguíssimos o ritmo da natureza seríamos felizes, harmônicos,ritmados, cadenciados, belos e a beleza interior explodiria em beleza física.
    Nosso corpo não adoeceria pois a mente seria sã. Estaríamo, com o universo. Arre, que beleza!
    Impressionante como o ser humano afastou de sua origem mas, a natureza está aí para relembrar quantas vezes for necessário, o segredo do bem viver, do bem amar.
    Brava moça, é sempre um prazer compartilhar da sua mágica e dos seus conhecimentos.
    Bjos nossos e até breve

    ResponderExcluir
  7. Salve Profeta!

    Obrigada pela visita!

    "Solta a palavra em lábios inquietos
    As cores do teu “eu” penso que não vi
    Imaginei-as mil vezes
    Ouro de lei, a limpidez dos diamantes"

    "E em instantes construo os desejos
    Sem limites,
    Sem razão,
    Com o coração,
    Viajo em pensamentos coloridos,
    Ás vezes mono,
    Mas sempre intemporal,
    Soltando a voz,
    Horas teclando,
    Outras (ex)clamando".

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  8. Kyria Kerida!

    Esse seu jeito carismático me faz bem! Suas visitas acaloradas que prestigiam as palavras ecoadas do nosso Japi, não só inflam o lado bom do meu ego, como carburam combustível para as novas inspirações.
    Estes combustíveis, contribuem para um aquecimento global, não de temperatura, desgelo e destruição, e sim de carinho, amor e paz.
    Vc é uma Moça especial também! E reforço na plenitude da sinceridade: suas visitas me fazem bem!

    Ecobeijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, vim conhecer seu blog e desejar bom fds
    bjss

    aguardo sua visita :)

    ResponderExcluir
  10. Que venha a nova fase da primavera para alegrar a nossa vida, já que as horas, minutos e segundos passam rápidos. A única forma de contemplar esse exuberância é administrando esse tempo.
    Bj,
    Nice.

    ResponderExcluir
  11. Ola, Dri!!

    Agradeço sua visita! Vou retribui-la em breve.

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  12. Ola, Nice!

    Administrar o tempo para contemplar as exuberâncias, tarefa dificil, mas vamos acertando e arriscando na empreitada.

    E que venha a primavera!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir