Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




13 julho 2009

Outros sítios, outros exemplos.

A natureza transcende beleza como a composição que divaga além da sonoridade, do ritmo e da harmonia, sonhos. E transcendendo, incita os que afloram em vida, a compor poesias cifradas e grafadas, primícias do sentir.
Certa vez li que dentre uma lista prazerosa de acontecimentos momentâneos em nossas vidas, uma delas é ligar o FM, companheiro de muitas horas e horas, e escutar aquele som (música) que nos aguça a acordar sonhando e levantar, ativando momentos reflexões.
Confesso que tenho este prazer quase que diário! Adepta e vidrada em música entrego-me neste momento mágico, parando para apreciar o som acompanhada das letras que nos diz algo á acreditar.
Mas na verdade, a música que tanto me estimula e estimula a outros, é só uma vaga filosofia que tive em uma nova expedição, desta vez não no Santuário Japi. Esta visita técnica ocorreu em uma Reserva Particular e suscitou muitas lembranças, uma delas foi á composição de Jorge Ben: “... Moro em um país tropical, abençoado por Deus e bonito por natureza...”.
Neste abrigo extenso pude experimentar o despertar cedo com as aves entoando seus cantos. Revi, só que desta vez livres e soltos, papagaios, periquitos, tucanos, águias. Conheci outros cantos e pássaros belíssimos em ordem de grandeza, e até delirei com comentários da possibilidade de rever neste safári natural, a harpia, a nossa maior águia. Safári natural é a melhor descrição deste sítio composto por vegetação de Mata Atlântica preservada, Mata de tabuleiro, mosaico de biomas, onde os moradores nos surpreendem a qualquer instante.
Quando avisto algum bicho, desde os menores até os maiores, explodo em emoção de satisfação e agradecimento.
Neste sítio, não me cansei de avistar seus moradores e agradecer pelo momento de felicidade. Quem vê ou convive com bichos em cativeiro, conhece bem este sentimento, de partilhar o habitat naquele exato momento, com o bichano livre.
E com este sentimento de partilhar, tive o privilégio de avistar também: tapiti (lebre), veado, cutia, macuco, mutum, raposa e curiango. Alguns encontramos no Japi, outros na lista de extinção.
Os que não vi, por falta da oportunidade certa no local certo, mas que ouvi comentários: anta, onça pintada, onça parda, bugio, queixada, saua, dentre uma lista de presença da fauna brasileira.
Outros aspectos chamaram minha atenção: ecoturismo sustentável, construções ecologicamente corretas, consumindo energia renovável ressaltando e ensinando este conceito aos visitantes, integrando as pesquisas científicas. Sutilmente incutindo o meio ambiente e suas variáveis á todos que visitam este safári natural. Isso tudo respaldado por um Plano de Manejo implementado que traçou diretrizes de planejamento, planos de ações, manutenção, monitoramento e fiscalização.
Por exemplo: manutenção – No Japi temos um problema seríssimo sobre a questão, pois não temos procedimentos de manutenção na rebio e nem em seu entorno. Gostei muito do sistema que é utilizado para o controle da velocidade das águas pluviais, um projeto de engenharia simples e funcional acionado pela execução de lombadas, cujos objetivos são atendidos e atenuados.
Este arsenal de ferramentas funciona desde que seus gestores assumam este compromisso com força de vontade e respeito.
Este exemplo que vivenciei por alguns dias, só vem reforçar minha convicção sobre a necessidade do Plano de Manejo efetuado ser implementado com urgência na Rebio do Japi e entorno.
Já estamos quase comemorando o aniversário de 01 ano da elaboração do Plano de Manejo, que segue bem escrito e guardado, resta saber: quando será executado???

17 comentários:

  1. Que saudade de passar por aqui! Quanta coerência em uma única postagem! E, as fotos continuam maravilhosas!

    ResponderExcluir
  2. Ola SET!!!

    Apareça sempre e obrigada!!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelas iniciativas e o incansável trabalho para proteger a Serra do Japi.
    Sabe, se todo mundo adotasse um pedacinho de mato que fosse, uma área habitada por aves e outrso bichos da nossa fauna, um rio ou quem sabe apenas um pedacinho dele, uma praça, uma causa qualquer...Com toda certeza a coisa iria mais rápido.
    Que Deus ilumine sempre seu coração.
    bjk

    ResponderExcluir
  4. "... arsenal de ferramentas funciona desde que seus gestores assumam este compromisso com força de vontade e respeito..."

    Ainda acreditamos que chegarão gestores compromissados com nosso ambiente!

    Parabéns pelo blog e pelo post,


    visite-nos e que vc possa apreciar do mesmo modo que apreciamos...


    abraçao

    ResponderExcluir
  5. Ola Santinha!

    Obrigada pelas contínuas visitas! E com toda certeza, o mundo seria outro se cada um fizesse sua parte.

    Ecobeijos.

    ResponderExcluir
  6. Oi Biosfera - eu tb acredito nisso!!! Obrigada pela visita, estarei visitando-os.

    Ecoabraços.

    ResponderExcluir
  7. Paty, adorei passear contigo nesta expedição além Japi, porém, tão próxima ao que poderia ser encontrado por aqui. Exemplos como o que descreve aqui deveríam sair do papel, nem fale amiga! Gostaria muito de embarcar contigo em outras andanças... Ver e sentir estes animais em seu habitat é um sonho, também passei por algo parecido na região de Agudos, em uma APP. Não vejo a hora de agendarmos a nossa trilha por aqui, se puder me chamar no próximo grupo, ficarei muito feliz!
    Grande abraço e muitos ecobeijos menina iluminada das florestas!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pelo post!!!Também acredito que um plano de manejo somente É bom quando ele está em AÇÃO dentro do movimento da demanda ambiental de um território.Como a expressão livre dos gestores naturais em seus Habitats.
    Abração

    ResponderExcluir
  9. Ola Pessoal da Biosfera!! Estive em seu sítio, mas não consegui postar um coment, pois está dando erro, pena!!!

    Gostei muito das postagens, vamos manter o contato, enquanto isso... vou tentando deixar uma msg.

    Ecoabraços.

    ResponderExcluir
  10. Oieee Amiga! Nossa como vc é querida neh!!!?
    Fico feliz de ver seus coments, e toda toda!!! rsrsrs.

    Estas andança são maravilhosa mesmo, enriquece, sonho de consumo, viajar...

    Ahh, amei "menina iluminada das florestas"... uauuu, quanta honra!!!
    Vc é luz!!!

    Ecobeijos

    ResponderExcluir
  11. Ola Bambusumie, quanto tempo???!!!
    AÇÃO!!!
    Mãos as obras, ops, tem q tomar um cuidado..., obras não, mãos à gestão (risos).

    Ecoabraços

    ResponderExcluir
  12. Pintei em traços vibrantes
    Aprisionei a beleza e a harmonia
    Dancei no sabor de irreverentes matizes
    Misturei a aurora com o fim do dia

    Um violoncelo soltou duas notas sorridentes
    Dançaram as cores de forma trágica
    Os pincéis inventaram a doçura do teu rosto
    Em movimentos de rodopiante mágica


    Bom fim de semana



    Mágico beijo

    ResponderExcluir
  13. Oi, Patrícia!
    Eu simplesmente adorei seu blog. O tema é muito bacana e seu texto, atraente.
    Obrigada pela ajuda essa semana.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  14. Oi, Profeta!

    A Aquarela invadiu este canto,
    Irradiou, iluminou, abrilhantou,
    E como corrente,
    Bons fluídos disparou,
    Aqueceu-me com a bela grafia,
    Acolheu-me como uma poção mágica,
    Dom de profeta.

    Obrigada pela visita, vou te visitar com calma e saciar minha curiosidade de conhecer, Profeta.

    Bom fim de semana, e aquele abraço mágico.

    ResponderExcluir
  15. Ola, Paula!

    Menina que legal que vc gostou da proposta, e eu gostei da sua vinda aqui, obrigada. Apareça sempre!

    Quanto a ajuda, quando precisar, já conhece meus contatos, é só me acionar, se estiver ao meu alcance, será um enorme prazer.

    Ecobeijos e sucesso sempre.

    ResponderExcluir
  16. Salve Salerosa Orquídea do Japi,
    com alegria sempre escuto a música de exaltação à natureza, que ecoa do Japi.
    É entoada pela Guardiã Pati, Guerreira Valente e Estrela Guia Maior, que com seu brilho constante, nunca se cansa de contar para quem tiver ouvidos de escutar que a hora é esta: precisamos conhecer as mazelas que aborrecem a exuberante e importantes flora e fauna deste país varonil.
    Me revigoro neste canto "ECOS DO JAPI" que encanta a quantos o conhecem.
    As poesias que enaltecem as belezas destas matas que, aninham, acolhem e guardam os "filhotes" da gente, dos bichos, das plantas, me deixam admirada.
    Muito bacana saber que existem jovens compromissados com o respeito, com uma nova maneira de entender a vida. A luta por este ideal é constante, lutar por este "restinho" de pérolas não tem preço e milhares de nós agradecemos este trabalho digno e esforçado.
    Brasil, país de tantas e variadas belezas que nossos olhos rapidamente se colorem de alegria apreciando o que recebemos de presente a cada piscadela de olhos.
    Pati, como é bom ouvir o sussurro dos ventos, o assobio dos pássaros, as pegadas firmes, ligeiras e espertas dos animais, o bater de asas das aves, o chuá das ondas do mar, o estalar das folhas secas no caminho,o cair das gotículas da chuva, o crescer das sementes no útero da terra, o balançar das tardes!
    É bom sentir o perfume da vida, o cheiro da terra, o cheiro seco das folhas, o cheiro adocicado das flores, o cheiro aconchegante e tranquilizador da terra, o cheiro vivo do mato!
    É bom sentir as asperezas dos troncos, a suavidade das pétalas, a maciez dos pelos.
    Bom você compartilhar a sua experiência em outros lugares pois é importante vislumbrar novas maneiras de viver e com isso reforçar a certeza de que estamos caminhando na direção certa.
    Causa preocupação a situação de um país aonde tudo sobrava e nada era apreciado.
    Aonde nada é resguardado e tudo é destruído.
    Causa estranheza e revolta, a falta de atitude dos responsáveis que desdenham problemas de tão grandes proporções.
    Chocante constatar a falta de ação dos nossos governantes.
    Embora com pouca ilusão e expectativa, lutar é preciso e daqui das Gerais apoiamos com muito empenho, orgulho e prazer as idéias, atos, palavras e cantos desta Filha da Terra, e a reverenciamos todos os dias.
    Aplausos, abraços e beijos,
    carinhosamente.

    ResponderExcluir
  17. Kyria...a palavra afasiou-se, os meus olhos brotaram orvalhos e meu coração pulsou mais forte...
    Forte foram suas palavras, e confesso, que as sinto... energia do bem vibrando na rede.

    Agradeço de coração e alma, sou apenas uma, modestamente e mediocremente, entre tantos que sensibilizados como vc, resgatamos a verdadeira essência da vida.

    Aplausos pela sua graciosidade e sensibilidade.

    Ecobeijos
    Paty

    ResponderExcluir