Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




14 janeiro 2009

Os imensuráveis segredos do Japi.

Manhã de verão, a floresta pulsa fortemente, seus sons ecoam, seus tons vibram e seus segredos são revelados a cada instante para os espíritos curiosos e atentos.

São tantos mistérios a desvendar; a cada amanhecer, a cada entardecer, a cada anoitecer.

O Japi, laboratório vivo a ser experimentado, revela sua diversidade requintada de espécies e suas fantásticas interações, evidenciando-se a todo instante.

Numa caminhada não muito extensa, dentro da área tombada, cota de 800m de altitude, é constatada a existência em quantidade da família da Piperaceae que a todo canto, borda ou trilha marca presença com suas mais variadas espécies.

A Piperaceae é a família das variedades de espécies de pimentas, entre outras. É predominantemente tropical, normalmente encontrada nas formações florestais brasileiras, particularmente na Mata Atlântica, um dos biomas do Japi.


Estas são uma das espécies de Piperaceae

Seguindo nesta empreitada, não muito distante e sempre muito desperto aos arredores, outro segredo se revela sob o raiar do dia.
Um curioso besouro executa seu trabalho engenhoso para garantir prosperidade de sua progênie – seus ovos, suas larvas. Sua tarefa consiste em podar o ápice de uma espécie de planta, induzindo o crescimento das ramificações laterais e propiciando sabiamente o desenvolvimento de tecidos especiais, possibilitando assim, que seus ovos sejam introduzidos no eixo principal da planta e com profundidade, e em seu devido tempo estes eclodirão nas raízes desta espécie, originando novas vidas, dando continuidade a esta espécie de besouro.

Outras vidas, interações e movimentos despertam atenções. Flores tubulares e coloridas revelam seus tons, suas nuances, seus aromas e, observando as relações, percebe-se rapidamente que são reinos de Beija-flores e Borboletas.

Reparando neste reinado colorido, descobrimos que a espécie de planta conhecida popularmente como Erva de rato, da família da Rubiácea é rota obrigatória desta linda espécie da classe das aves.

Observamos também a presença das magníficas espécies da classe dos insetos, as borboletas.

Aonde tiver espécimes desta planta - Erva de Rato-- lá teremos um território demarcado por um casal de Beija-flores e visitas constantes de algumas espécies de Borboletas.

Os Beija-flores, aves rápidas e pequenas, têm talentos mil, sem contar sua beleza iridescente que reluz encantando a todos. Seus ninhos são engendrados perspicazmente. Neste trabalho fios de teias de aranha e plumas fazem parte do alicerce, o acabamento é feito com líquens e com cascas, camuflam seu novo lar.

Seu canto, notas musicais, somente pode ser apreciado parcialmente, devido à freqüência sonora. Sua memória é aguçada e sincronizada com a produção do néctar das suas escolhidas flores e seus sistemas de produção.

As Borboletas avistadas que sobrevoam em silhuetas e posam leve como pluma na lindíssima, colorida e tóxica Erva de Rato pertence à família da Papilionidae. Uma das características desta família de Borboletas é uma extensão em suas asas.

A floração desta planta intrigante em tons vermelho, alaranjado e rosa escuro, nesta época desabrocha e permanece aberta até a visita de um agente polinizador que protagonizará a fecundação de sua espécie, em troca ou como agradecimento é fornecido alimento – néctar – que é produzido constantemente de tempos em tempos, fazendo valer a época da reprodução.

Erva de Rato sendo visitada pela borboleta da família Papilionedae

E não para por ai as descobertas, verdadeiros tesouros expostos que pouco conhecemos.
Esta vivaz planta da figura abaixo, também pertencente à família da Rubiácea e instiga com suas cores vibrantes, a curiosidade de como deve ser seu sistema reprodutivo, algo que ainda não foi revelado.

A Rubiácea é a família da planta que produz o precioso e delicioso café nosso de todos os dias.
Rubiácea em tons marcantes



10 comentários:

  1. opa high qualitie o trampo em fico feliz de seu empenho...
    Parabén s ae paty...
    Se precisar de algo conte conosco...
    bjus

    ResponderExcluir
  2. Querida Pati
    Que coisa mais gostosa que está seu blog! Desejo muito sucesso viu! No que precisar de mim estou às ordens para colaborar como puder, ajudando na divulgação e ações em prol de mais esse pedacinho de Floresta em meio às megalópoles, que só resistem graças a pessoas como você – Que se importam, respeitam e trabalham como formiguinhas para preservar a natureza!
    Seja bem vinda á bobosfera!
    Apareça no blog, comente!
    bjk

    ResponderExcluir
  3. Vc viu lá no lado direito da página? Esta entre os favoritos!!!
    Bjk

    ResponderExcluir
  4. PATY
    EU JÁ ADMIRAVA SEU TRABALHO, E VC SABE DISSO.
    FICOU MARAVILHOSO SEU BLOG...EU ADOREI DE VERDADE.....TEMOS QUE VALORIZAR NOSSO TESOURO MUNICIPAL.
    E SALVE O JAPI!
    BEIJO
    ANA CAROL ZORZI

    ResponderExcluir
  5. Paty
    Seu trabalho ficou deslumbrante....é admirável seu empenho em prol da conservação da Serra....
    conte com a gente.
    um grande beijo
    Nelsinho(ERREFIVE)

    ResponderExcluir
  6. Patrícia, adorei a dica da Yvone, já que somos de Jundiaí e temos em comum a adoração pela natureza e sua preservação. Adoraria conhecê-la e marcar uma caminhada por estas trilhas. Moro próximo da portaria do Eloy Chaves. Suas fotos e textos são incríveis, acompanharei sempre suas reflexões e descobertas. Meu e-mail é priguti@terra.com.br. Grande beijo e muito bem vinda ao viciante mundo dos blogs!

    ResponderExcluir
  7. Olá
    Seu bloguito merece um mimo especial. Pegue ele lá em casa é todo seu!. Espero que goste.
    beijo
    bonfinde

    ResponderExcluir
  8. Realmente....fantástico !!!super lindo o seu blog !!!te descobri no vvpergunta....abraços,Mimi

    ResponderExcluir
  9. Salve salve Patricia,o blog está com bastante conteúdo e muito intereçante,adorei todas as fotos e os comentários,parabéns pelo trabalho,vou avisar a geral para acessar,grande beijo,há não se esqueça"leve a vida leve",fui.

    ResponderExcluir
  10. Salve Flávio!!! obrigada e sinta-se a vontade em divulgar e visitar sempre. Fico feliz que os amigos estão gostando.
    Grande beijo.
    Não esqueço não, leve como pluma leve, leve, pousa...

    ResponderExcluir