Eco Ação

Em seu extenso territórrio, o Japi é considerado Santuário – Patrimônio, possui protocolos legais de preservação em todas as esferas, desde os municipais (municípios que o Japi se insere – Jundiaí, Cabreúva, Pirapora do Bom Jesus e Cajamar), estadual (APA Cajamar, Cabreúva e Jundiaí, e CONDEPHAAT - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), federal (Mata Atlântica, Sistema de Unidades de Conservação e Área de Preservação Permanente) e internacional (Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da cidade de São Paulo).
Sua importância sublime foi referendada com esse ato internacional da ONU, decretando-a patrimônio da humanidade.
Mesmo com todas estas designações, infelizmente a luta para manter o Japi VIVO é árdua com entraves e enclaves, que objetiva a continuidade dos serviços ambientais fornecidos à coletividade não somente no presente, mas para as futuras gerações que ainda estão por vir.
Algumas ações contribuem para este ideal, como as pesquisas científicas, educação ambiental em todas as vertentes, políticas de desenvolvimento sustentável, gestão aplicada, monitoramento ambiental, plano de manejo, entre outras que podemos e devemos fazer, ou exigir dos poderes públicos.
Não podemos mais permitir o flagelo ao Japi! As atividades humanas – ações antrópicas, que interferem e impactam o meio, devem cessar, serem denunciadas e renunciadas.
Atentemos para estas ações; desvios e intervenções de cursos d’água, edificações irregulares, parcelamento do solo, uso das estradas para atividades altamente degradáveis, abandono de animais domésticos, despejos de entulho e lixo, prática de caça, prática de cultos religiosos, ateamento de fogo, desmatamento, atividades com grau intenso de som e outras.

DENUNCIE !! O JAPI AGRADECE E AS FUTURAS GERAÇÕES TAMBÉM!!




24 janeiro 2009

Cultive as sementes! Plante...

Árvore; sinônimo de vida, equilíbrio e proteção. Sua importância sublime, sua existência essencial.

Infelizmente, o histórico que se apresenta, acentua muito mais o corte, a destruição das muitas árvores, do que o plantio, a preservação das matas.

Plantar uma árvore satisfação pessoal, preservar as muitas árvores das florestas obrigação coletiva.

O Japi oferta muitas espécies de biomas diferentes; Mata Atlântica e Cerrado.
A diversidade transborda a exuberância e a escassez de exames cuidadosos preocupa.
É preciso mais estudos, ensaios e revelações da riquíssima flora do Japi.

Em uma das bibliografias do Japi; (CARDOSO-LEITE, E. 2000. A vegetação de uma Reserva Biológica Municipal: contribuição ao manejo e à conservação da Serra do Japi, Jundiaí, SP. Tese de Doutorado. Universidade Estadual de Campinas, Campinas), menciona a presença de espécies da flora consideradas raras ou em extinção no Brasil, ou no Estado de São Paulo.

São estas, as preciosas espécies: Citronela megaphyla (Erva de Anta), Croton floribundus (Capixinguí), Macherium villosum (Jacarandá Paulista), Myrocarpus frondosus (Cabreúva), Ocotea bicolor, Persea venosa (Canela Rosa, Abacateiro do Mato), Roupala brasiliensis (Carvalho brasileiro), Trichilia pallens e Vitex polygama (Maria Preta).

A floresta do Japi necessita propagar-se e as árvores saírem do confinamento, que a cidade, com sua expansão urbana, proporciona, adentrando suas franjas, suas bordas, seus pés, sem convites e sem licença.

E nossa ajuda é fundamental para que as matas do Japi desçam à cidade.


Uma das possibilidades dessa ajuda se enraizar é através da arborização urbana - projeto que promova riqueza de espécies, resgate da diversidade biológica local, espécies peculiares, dispersão pelos agentes, cultivado em pontos de interesse na malha urbana.

Diferente do proposto, o município de Jundiaí implementa projetos de arborização que retratam monotonia e a desvalorização desse grandioso jardim que temos no quintal da cidade.

Além de ocasionar naturalmente o empobrecimento dos recursos genéticos, estagnação das espécies e a ausência da manutenção e propagação das espécies nativas do Japi.

Imaginem a ardente inspiração e contemplação, a cidade brotar árvores variadas, designando as estações do ano com suas florações encatadoras e incadescentes.


10 comentários:

  1. Na semente já contém a flor, o fruto e as folhas...
    Se no pensar a cidade conter o desejo de melhores condições ambientais e uma paisagem urbana mais hamônica com a floresta do Japi. Já valerá a pena!!!

    Beijo Patrícia, parabéns!!!

    Di

    ResponderExcluir
  2. Há... muito obrigada pela visita!!

    Muito lindo seu blog e a ideia também!


    Abraços

    PS: Estou atrazada agora e não deu para ler muita coisa... depois venho aquicom mais calma :) Thanks

    ResponderExcluir
  3. Patrícia, nem fale neste assunto. As prefeituras só plantam o que é mais fácil ou que já está a mão. Não há esta preocupação de verdade em quase nenhuma cidade. Vi uma matéria sobre as árvores da cidade de São Paulo com o mesmo quadro. Existe algum banco de sementes de árvores do Japi? Agradeço sua ajuda para saber desta dica. Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Pati, minha amiga querida
    Que belo blog!
    Parabéns!
    Que coisa linda!
    Dá p/ fazer uma viagem muito bela por aqui!
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Alma linda sua!!!
    Cultive sempre esse blog
    ele ecoa dentro de nós.

    "Cada árvore é um ser para ser em nós

    Cada árvore é um ser para ser em nós
    Para ver uma árvore não basta vê-la
    a árvore é uma lenta reverência
    uma presença reminiscente
    uma habitação perdida
    e encontrada
    À sombra de uma árvore
    o tempo já não é o tempo
    mas a magia de um instante que começa sem fim
    a árvore apazigua-nos com a sua atmosfera de folhas e de sombras interiores
    nós habitamos a árvore com a nossa respiração
    com a da árvore

    com a árvore nós partilhamos o mundo com os deuses.(António Ramos Rosa)"

    ResponderExcluir
  6. Ola a todos!!

    Eu só tenho a agradecer!! As visitas, os comentários, os elogios, as sugestões, as árvores, as flores, o Japi, enfim, tudo que vem me inspirando e fomentando o Ecos do Japi.

    Muito obrigada e voltem sempre.

    Grande Abraço

    ResponderExcluir
  7. Oi Mauro,

    Obrigada pela bela poesia!! Acredito na flor como alimento pra poesia e a poesia como alimento pra alma.

    ResponderExcluir
  8. ameiiiiiiiiiiiiiiiiii tudo paty
    vc nasceu simplesmente pra brilhar
    saiba que amo vc,e te desejo tudo de bom
    bjs linda

    ResponderExcluir
  9. Ola Querida Wan, to mto feliz q vc tenha gostado e tenha visitado o Ecos do Japi.
    Valeu!!!

    Tb te amo, eco-beijos!

    ResponderExcluir
  10. Ola, sou de Jundiai,tenho uma empresa de eventos e cresci indo tomar banho de cachoeira e percorrendo as trilhas da Serra do Japi. Tenho um evento no qual tenho a possibilidade de ofertar 250 mudas ou sementes para os convidados, sabe onde posso conseguir com um bom preço, mudas ou sementes nativas da nossa região.

    Grata

    Patricia Duarte
    11-8133-9021
    patricia@pdeventos.com

    ResponderExcluir