Entre o caos, cosmo,
Entre o real, virtual,
Entre o tudo, nada,
Entre o fato, possibilidade,
Desperta as dimensões corpo e alma,
Então, entre!
As dualidades do universo conspiram frequentemente em nossas vidas, temos sempre em mãos a possibilidade de escolha. Ainda bem!
A todo instante escolhemos, sim, todo instante e a qualquer momento, até quando decidimos fingir desconhecer, relevamos tal qual ou ignoramos certas situações, fizemos uma escolha, cada qual sabe e tem seus motivos para suas.
E por caminharmos observando ou não, o detrimento da sustentabilidade cobiçada e apregoada a todas as esferas, afunilo para a Nossa Cidade, Jundiaí, a escolha que ruge.
Trata-se do envolvimento de todos os conscientes de suas necessidades e das necessidades das gerações que ainda estão por vir, em planejar e arquitetar o desenvolvimento saudável e equilibrado, exterminando de vez com o dualismo egocêntrico e irracional.
Trazendo para a atualidade e despoetizando o sentido do escrito, digo que independentemente da forma de escolher, temos que prestigiar o “momento escolha” participando.
Este ano o município tem a incumbência de revisar o Plano Diretor, lei de diretrizes de uso e ocupação do solo. Foi feita uma pré consulta (rápida) via web, a título de conhecimento da opinião pública sobre as mudanças, mas totalmente insuficiente para finalizar e traçar a rota do crescimento e desenvolvimento de um município, com tantos atributos, como o de Jundiaí.
Tendo esta noção sumária, a ONG Voto Consciente, que atua na examinação do poder legislativo do município, iniciou uma campanha virtual em seu site e real nas ruas do calçadão do centro, resultando em abaixo-assinado o pleito por audiências públicas e disponibilidade das propostas feridas.
http://www.votoconsciente-jundiai.blogspot.com/
Esta junção de escolhas feitas por todos que participaram, reverteu cenários e fez cumpri lei federal, induzindo a regulamentação de lei municipal, em respeito à democracia e cidadania.
Hoje, pauta de jornais da cidade, as audiências públicas tornaram-se lei municipal e precisam de nossas escolhas (atitudes) para materializar, atos.
Outra ferramenta de participação, que não atribula nossas recheadas agendas, é a integração ao portal cidade democrática, onde conhecemos propostas e problemas da cidade e podemos teclar, registrando nossa opinião e assim, fazendo nossas escolhas.
http://www.cidadedemocratica.com.br/
Há também escolhas que podemos fazer presentes. No município, o COMDEMA – Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente, reuni-se na Prefeitura, todas as segundas quartas-feiras dos meses e possui um blog, para interagir com nossas escolhas.
http://www.comdemajundiai.blogspot.com/
E por fim, temos também o CONSELHO GESTOR DO TERRITÓRIO DA SERRA DO JAPI – que faz reuniões para tratar da preservação do nosso Maior Patrimônio, o Japi, todas as terceiras quartas-feiras dos meses.
O envolvimento é necessário para o desenvolvimento. Todos somos parte do meio, ambiente, plenamente.
E é aqui o ventre de nossas vidas, famílias e raízes.